Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Diogo Alves de Faria Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329642979586575pt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Gustavo Nicáciopt_BR
dc.creatorAuro da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:34:29Z-
dc.date.available2022-04-25T17:34:29Z-
dc.date.issued2020-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41139-
dc.description.abstractThe concluding work of the 3.0 specialization course in digital technologies and education presents a portfolio framework containing a reflective written record and five pedagogical planning activities in the form of didactic sequences, produced during the course, at the end of each discipline. In the reflective written record, I reported, chronologically, on my formative journey throughout my professional career as a mathematics teacher in the municipal school system of Belo Horizonte, as well as highlighted the remarkable events that resulted in significant teaching and learning experiences. In the didactic sequences, I tried to incorporate some digital tool in a teaching-learning plan, using a chained procedure of steps that presupposes: a context of use, the objectives, the contents worked, the year of schooling, the necessary assessment tools. In this sense, the first didactic sequence proposal was to study the numbers in the history of civilizations, using a digital resource to present the characteristics of the main numerical systems. The second didactic proposal proposes to study the origin and the main characteristics of the Brazilian June festivities, presenting this content in a radio program format. The third sequence suggests experience with geometry present in the real world and our surroundings, through the photographic register of objects and their forms, sharing this experience in social media. The fourth proposal analyses the nutrients present in food, proposing the development of a plan on healthy eating to be broadcasted in an audio program in podcast format. Finally, the fifth didactic sequence is organized around the use of a digital game as a resource for multiplication table training.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho conclusivo do curso de especialização em tecnologias digitais e educação 3.0 apresenta uma estrutura de portfólio contendo um memorial reflexivo e cinco atividades de planejamento pedagógico em formato de sequências didáticas, produzidas durante a formação, ao final de cada disciplina. No memorial reflexivo relatei, cronologicamente, o meu percurso formativo ao longo da minha carreira profissional como professor de matemática da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, bem como destaquei os acontecimentos marcantes que redundaram em experiências significativas de ensino e aprendizagem. Nas sequências didáticas procurei incorporar alguma ferramenta digital em um planejamento de ensino-aprendizagem, utilizando-se de um procedimento encadeado de passos que pressupõe: um contexto de utilização, os objetivos, os conteúdos trabalhados, o ano de escolaridade, os recursos materiais necessários, o desenvolvimento das ações do professor e alunos e os instrumentos de avaliação. Neste sentido, a primeira sequência didática tem como proposta estudar os números na história das civilizações, utilizando-se de um recurso digital para a apresentação das características dos principais sistemas numéricos. A segunda proposta didática propõe estudar a origem e as principais características dos festejos juninos brasileiros, apresentando esse conteúdo em um formato de programas de rádio. A terceira sequência sugere uma experiência com a geometria presente no mundo real e no nosso entorno, através do registro fotográfico dos objetos e suas formas, compartilhando essa experiência em uma rede social. A quarta proposta analisa os nutrientes presentes nos alimentos, propondo a elaboração de um plano sobre alimentação saudável para ser transmitido em um programa de áudio no formato podcast. Por fim, a quinta sequência didática é organizada em torno do uso de um jogo digital como recurso para o treinamento com a tabuada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.otherPrática docentept_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleFerramentas digitais em sala de aula: algumas possibilidadespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AURO DA SILVA MONOGRAFIA VERSÃO FINAL UFMG.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.