Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41184
Type: Artigo de Periódico
Title: Aldeia, matemática e escola indígena: apropriação de práticas discursivas por estudantes pataxó
Other Titles: Village, mathematics and indigenous school: appropriation of discursive practices by pataxó students
Authors: Ruana Priscila da Silva Brito
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Abstract: O estudo que aqui apresentamos analisa como apropriação de práticas discursivas de e sobre matemática os posicionamentos de licenciandos e de licenciandas da etnia Pataxó de um Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas, configurados em jogos discursivos que contemplam relações entre matemática tradicional (das aldeias) e a matemática escolar, e entre a educação escolar e a educação escolar indígena. Esses posicionamentos são tomados como disposição metacognitiva de natureza não apenas semântica, mas pragmática. O material empírico deste estudo foi produzido no acompanhamento de uma turma de licenciatura em matemática de um Curso Intercultural, em que foram adotados procedimentos etnográficos. Na seleção e no tratamento desse material, recorremos a referências da análise dialógica do discurso. Os posicionamentos assumidos pelos(as) licenciandos(as) indígenas nos obrigam a refletir sobre as possibilidades de uma Educação Escolar Indígena na qual sejam contemplados, para além das habilidades matemáticas individuais, os diferentes modos culturais de significar e construir formas próprias de participar de práticas sociais que envolvem matemática.
Subject: Educação Escolar Indígena
Matemática tradicional indígena
Apropriação de práticas sociais
Práticas discursivas da matemática escolar
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.20396/zet.v26i1.8650482
URI: http://hdl.handle.net/1843/41184
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650482
metadata.dc.relation.ispartof: Zetetiké
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.