Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41184
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Aldeia, matemática e escola indígena: apropriação de práticas discursivas por estudantes pataxó |
Other Titles: | Village, mathematics and indigenous school: appropriation of discursive practices by pataxó students |
Authors: | Ruana Priscila da Silva Brito Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca |
Abstract: | O estudo que aqui apresentamos analisa como apropriação de práticas discursivas de e sobre matemática os posicionamentos de licenciandos e de licenciandas da etnia Pataxó de um Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas, configurados em jogos discursivos que contemplam relações entre matemática tradicional (das aldeias) e a matemática escolar, e entre a educação escolar e a educação escolar indígena. Esses posicionamentos são tomados como disposição metacognitiva de natureza não apenas semântica, mas pragmática. O material empírico deste estudo foi produzido no acompanhamento de uma turma de licenciatura em matemática de um Curso Intercultural, em que foram adotados procedimentos etnográficos. Na seleção e no tratamento desse material, recorremos a referências da análise dialógica do discurso. Os posicionamentos assumidos pelos(as) licenciandos(as) indígenas nos obrigam a refletir sobre as possibilidades de uma Educação Escolar Indígena na qual sejam contemplados, para além das habilidades matemáticas individuais, os diferentes modos culturais de significar e construir formas próprias de participar de práticas sociais que envolvem matemática. |
Subject: | Educação Escolar Indígena Matemática tradicional indígena Apropriação de práticas sociais Práticas discursivas da matemática escolar |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.20396/zet.v26i1.8650482 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41184 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650482 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Zetetiké |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_Aldeia, Matemática e Escola Indígena apropriação de práticas discursivas por estudantes Pataxó.pdf | 253.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.