Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41223
Type: Artigo de Periódico
Title: Abordagem clínica da informação: o imaginário biblioteca/Google na perspectiva dos nativos digitais
Authors: Maria Leonor Amorim Antunes
Abstract: O presente artigo deriva de uma pesquisa que discorreu sobre a biblioteca e o buscador Google (Antunes, 2015). Tem como objetivo exemplificar a investigação de fenômenos infocomunicacionais através da Abordagem Clínica da Informação, considerando as dimensões simbólicas e o imaginário. Observa-se que podem ser atribuídas ao buscador Google inúmeras mudanças na forma de aprender, de interagir e de se pensar a informação. Sendo assim, indaga-se: qual o papel que essa companhia desempenha na vida de estudantes e qual o confronto ou relacionamento com a biblioteca enquanto canal de pesquisa? Dados foram coletados por observação não participante e entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro alunos entre 14 e 17 anos de idade. A escola pesquisada tem uma filosofia educacional inspirada na Escola da Ponte(Portugal), que tem na atividade de pesquisa o núcleo do método de ensino. Esta seção pretendeu, portanto, verificar como os participantes retratam a biblioteca e o Google, escolhendo imagens e associações. Embora tenha sido provado que a biblioteca não é considerada fonte de informação para a amostra, a evidência mais estimada foi o imaginário evocado pela mesma. A biblioteca, nessas reproduções, foi representada como um organismo vivo e fascinante. Com relação ao Google, a presença do buscador provou-se consolidada no dia a dia dos jovens e a força da marca tornou-se evidente. Considera-se que aAbordagem Clínica da Informação pode oferecer um referencial de análise com premissas para uma nova compreensão da biblioteca pelos jovens
Subject: Abordagem Clínica da Informação
Biblioteca
Google
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41223
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3180/2886
metadata.dc.relation.ispartof: Prisma.com
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.