Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41224
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Adriana Bogliolo Sirihal Duarte | pt_BR |
dc.creator | Maria Leonor Amorim Antunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T21:46:54Z | - |
dc.date.available | 2022-04-28T21:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 21 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 167 | pt_BR |
dc.citation.epage | 179 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-0594 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41224 | - |
dc.description.resumo | Cada vez mais a Internet tem sido considerada fonte de referência, principalmente entre os nativos digitais. Uma vez que a Internet é explorada principalmente pelos motores de busca, reflete-se sobre o Google, que se destacou como preferido pelos usuários e líder do segmento em questão. Diante disto, este artigo se propõe a pensar o ethos da profissão de bibliotecário escolar nos dias atuais: deveres, possiblidades, contribuições e espaços de atuação. Para tanto, narram-se três atividades distintas; realizadas em bibliotecas escolares diferentes, mas que igualmente, permitiram observar o caráter da biblioteca escolar e o confronto ante a busca de informação na Internet (através do Google). Os principais resultados apontam que o Google se consolidou no cotidiano dos jovens estudados. Com relação à biblioteca, constatou-se que as tecnologias digitais e o buscador unicamente não são deliberativos para sua (in)utilização. Houve intensa variação relacionada ao tipo de escola, à atuação dos professores e o contexto familiar. Como cada biblioteca é única, assim como o aluno e instituição, relata-se a conveniência de realizar um estudo de usuários indicativo do perfil e do comportamento informacional dos estudantes; bem como ouvir os professores para uma tentativa de colaboração. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista ACB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject.other | Prática bibliotecária | pt_BR |
dc.subject.other | pt_BR | |
dc.title | Googleteca? A biblioteca escolar e os bibliotecários em tempos de Google | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1088 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_Googleteca a biblioteca escolar e os bibliotecários em tempos de google.pdf | 404.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.