Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoberto Campos Frossardpt_BR
dc.creatorCarlos Eduardo Porto Villanipt_BR
dc.date.accessioned2022-04-28T21:52:39Z-
dc.date.available2022-04-28T21:52:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage25pt_BR
dc.citation.epage31pt_BR
dc.identifier.issn1677-4558pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41230-
dc.description.resumoTrata-se de uma análise sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas no ensino de Física sob uma perspectiva investigativa e da viabilidade de aplicação aos Cursos de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE). Foi realizada uma pesquisa em publicações científicas que pudessem identificar as diferentes possibilidades do uso das TICs nos processos de ensino e de aprendizagem de Física, bem como as tendências que se apresentam, verificando-se o alcance, a pertinência e a importância atribuída ao assunto por importantes pesquisadores da área de ensino de Física do Brasil, com vistas à implantação da metodologia nas disciplinas de Física do CFOE. Para tal, foi realizada uma análise dos artigos publicados em uma edição especial do Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2). Como principal resultado, destacamos o potencial que as TICs possuem de contribuir para o desenvolvimento de estratégias e atividades de ensino, chamando a atenção para o fato de que, embora uma parte significativa dos artigos investigados tivesse como objetivo avaliar materiais instrucionais que fazem uso das TICs em aulas de Física, essas atividades estão se consolidando como um importante objeto de estudo das pesquisas recentes na área, demonstrando elevado potencial para que se possam desenvolver atividades de ensino sob uma perspectiva de investigação científica e com utilização nas disciplinas de Física do CFOE, suprindo necessidades hoje existentes.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCOLTEC - COLEGIO TECNICOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da UNIFApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologias da informação e comunicação (TIC's)pt_BR
dc.subject.otherEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.otherCFOEpt_BR
dc.subject.otherInvestigação Científicapt_BR
dc.titleEnsino de física nos cursos de formação de oficiais especialistas: o potencial de atividades, sob uma perspectiva investigativa, mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação (TICS)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www2.fab.mil.br/unifa/images/revista/pdf/v29n2/412.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.