Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41231
Tipo: Artigo de Evento
Título: Iniciação à docência: um relato de experiência sobre o planejamento e regência de um minicurso de astronomia e astronáutica como atividade do pibid
Título(s) alternativo(s): Initiation to teaching: an experience report about the planning and regency of a short course of astronomy and astronautics as a pibid activity
Autor(es): Giulia Eduarda Anacleto Silva
Marcos Paulo de Araújo Silva
Carlos Eduardo Porto Villani
Luis Gustavo D'carlos Barbosa
Resumo: Neste trabalho, analisamos a experiência da docência de um minicurso planejado e ministrado por um grupo de licenciandos em Física do projeto PIBID/UFMG no Colégio Técnico da UFMG. Nas reuniões realizadas pelos pibidianos, foi discutido como a astronomia poderia ser integralizada de forma mais efetiva nas escolas públicas, e através da análise e categorização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), subsidiou-se e planejou-se um minicurso de quatro encontros que teve como objetivo preparar alunos do ensino médio para esta prova. As atividades propostas complementam ou implementam o ensino de astronomia e astronáutica, que são tão deficientes tanto nos PCN+s como nas bases curriculares do ensino tradicional. O minicurso pretende ainda constituir a base conceitual para o desenvolvimento de uma sequência de ensino que será desenvolvida e ministrada no COLTEC e nas outras escolas participantes.
Assunto: Astronomia
Ensino de Física
Astronáutica
Olimpíada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41231
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://esmef.unifei.edu.br/iemefis/Anais_I_EMEFis.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Mineiro de Ensino de Física
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