Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41234
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dc.creatorCamila Mariana Aparecida da Silvapt_BR
dc.creatorMatheus Aguiar de Carvalhopt_BR
dc.creatorGabriella Braga Andrade Martinpt_BR
dc.creatorCristina Dotta Ortegapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-28T21:58:45Z-
dc.date.available2022-04-28T21:58:45Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage102pt_BR
dc.citation.epage130pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/1981-5344/4144pt_BR
dc.identifier.issn1413-9936pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41234-
dc.description.resumoOrdenação de documentos é atividade que propõe arranjos para documentos em mobiliários de acordo com atributos definidos como critérios. O número de chamada é uma das principais soluções voltadas à ordenação de documentos no contexto das bibliotecas e como conteúdo trabalhado nos cursos de graduação de Biblioteconomia no Brasil. Nos currículos destes cursos, em geral, a ordenação de documentos é alocada de modo parcial nas disciplinas de sistemas de classificação bibliográfica ou nas disciplinas de catalogação. O objetivo do estudo é discutir a ordenação de documentos e o número de chamada como conteúdos de disciplinas obrigatórias do curso de graduação em Biblioteconomia da UFMG, de modo a contextualizar e subsidiar relato de experiência de oferta de disciplina optativa referente à temática, como proposta alternativa ao quadro atual. A metodologia consistiu em pesquisa qualitativa de cunho exploratório em percurso duplo pautado pela abordagem bibliográfica-documental e pela pesquisa-intervenção. Como resultado, observa-se que, na trajetória curricular analisada, a ordenação de documentos foi progressivamente tornando-se restrita ao número de chamada, ainda assim, na ausência de abordagem deste modelo como produto complexo e articulado. Ressalta-se a necessidade de ampliar as discussões sobre as transposições didáticas de conteúdos segundo os aportes teóricos que os sustentam.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas em ciência da informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherOrdenação de documentospt_BR
dc.subject.otherNúmero de chamadapt_BR
dc.subject.otherEnsino em organização da informaçãopt_BR
dc.subject.otherEscola de Ciência da Informação da UFMGpt_BR
dc.titleA ordenação de documentos como conteúdo curricular no curso de graduação em biblioteconomia da UFMG e relato de proposta de disciplinapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/4144doi:10.1590/1981-5344/4144pt_BR
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