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http://hdl.handle.net/1843/41234
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Camila Mariana Aparecida da Silva | pt_BR |
dc.creator | Matheus Aguiar de Carvalho | pt_BR |
dc.creator | Gabriella Braga Andrade Martin | pt_BR |
dc.creator | Cristina Dotta Ortega | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T21:58:45Z | - |
dc.date.available | 2022-04-28T21:58:45Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.citation.volume | 25 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 102 | pt_BR |
dc.citation.epage | 130 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.1590/1981-5344/4144 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-9936 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41234 | - |
dc.description.resumo | Ordenação de documentos é atividade que propõe arranjos para documentos em mobiliários de acordo com atributos definidos como critérios. O número de chamada é uma das principais soluções voltadas à ordenação de documentos no contexto das bibliotecas e como conteúdo trabalhado nos cursos de graduação de Biblioteconomia no Brasil. Nos currículos destes cursos, em geral, a ordenação de documentos é alocada de modo parcial nas disciplinas de sistemas de classificação bibliográfica ou nas disciplinas de catalogação. O objetivo do estudo é discutir a ordenação de documentos e o número de chamada como conteúdos de disciplinas obrigatórias do curso de graduação em Biblioteconomia da UFMG, de modo a contextualizar e subsidiar relato de experiência de oferta de disciplina optativa referente à temática, como proposta alternativa ao quadro atual. A metodologia consistiu em pesquisa qualitativa de cunho exploratório em percurso duplo pautado pela abordagem bibliográfica-documental e pela pesquisa-intervenção. Como resultado, observa-se que, na trajetória curricular analisada, a ordenação de documentos foi progressivamente tornando-se restrita ao número de chamada, ainda assim, na ausência de abordagem deste modelo como produto complexo e articulado. Ressalta-se a necessidade de ampliar as discussões sobre as transposições didáticas de conteúdos segundo os aportes teóricos que os sustentam. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Perspectivas em ciência da informação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Ordenação de documentos | pt_BR |
dc.subject.other | Número de chamada | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino em organização da informação | pt_BR |
dc.subject.other | Escola de Ciência da Informação da UFMG | pt_BR |
dc.title | A ordenação de documentos como conteúdo curricular no curso de graduação em biblioteconomia da UFMG e relato de proposta de disciplina | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/4144doi:10.1590/1981-5344/4144 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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2020_A ordenação de documentos como conteúdo curricular no curso de graduação em biblioteconomia da ufmg e relato de proposta de disciplina.pdf | 265.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
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