Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41321
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigo Borges Coelho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6448880563509404 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosvita Kolb Bernardes | pt_BR |
dc.creator | Amélia Junqueira Andrade de Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T13:41:43Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T13:41:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41321 | - |
dc.description.abstract | This work aims to demonstrate the relevance of teaching Visual Arts in Basic Education. Through three strands - interdisciplinarity, visits to museums, and working with other cultures - it presents possibilities for artistic practices in school education and the scope they can reach. The teaching of Visual Arts in basic education went through a lengthy process until it was established as an area of knowledge and consequently accepted as a discipline in the school curriculum. The three strands show the changes in posture necessary for working with art in school education and the perspectives and possibilities envisioned by the author, in the search to attend and carry out a broad work favouring the formation of the human being. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo explicitar a relevância do ensino das Artes Visuais na Educação Básica. Através de três vertentes – a interdisciplinaridade, visitas a museus e o trabalho com outras culturas – apresenta possibilidades de práticas artísticas na educação escolar e a abrangência que podem alcançar. O ensino de Artes Visuais na educação básica passou por um longo processo até se estabelecer como área de conhecimento e consequentemente ser aceita como uma disciplina no currículo escolar. As três vertentes demonstram as mudanças de postura necessárias para o trabalho com arte na educação escolar e as perspectivas e possibilidades vislumbradas pela autora, na busca de atender e realizar um trabalho amplo favorecendo a formação do ser humano. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Visitas a museus | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | Artes visuais na educação escolar: práticas interdisciplinares e multiculturais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FINAL Artes Visuais na Educação Escolar_práticas interdisciplinares e multiculturais.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.