Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41322
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Arte, infância, aprendizado: o fazer e a construção cognitiva no ensino de artes visuais |
Authors: | Cristiane Fernanda Soares Costa |
First Advisor: | Camila Rodrigues Moreira Cruz |
First Referee: | Rodrigo Borges Coelho |
Abstract: | A presente pesquisa analisa a contribuição da arte como forma de expressão, desenvolvimento da criatividade e da poética pessoal na formação da criança, assim como sua contribuição no processo de ensino aprendizagem. A arte é reconhecida como essencial para a formação infantil, cabendo ao professor oferecer experiências significativas e consistentes, oportunizando trocas de saberes de produzir arte. Apresenta-se a necessidade de um educador mediador do conhecimento, que favoreça a livre expressão, enfatizando as interferências que acontecem no meio escolar que dificultam o acesso a arte, como o ambiente, os recursos didáticos e a formação dos professores. O que resulta na necessidade de um espaço adequado e propício para a construção e produção cultural, que seja estimulante e desafiador, com educadores sensíveis, que conheçam e vivenciem a arte e entendam sobre a importância do ensino da arte no desenvolvimento do aluno. Concluindo, esta pesquisa apresenta sugestões para refletir a vivenciar aulas a partir de professores poéticos, sensíveis e mediadores de conhecimento. |
Abstract: | This research analyzes the contribution of art as a form of expression, development of creativity and personal poetics in the education of children, as well as its contribution to the teaching-learning process. Art is recognized as essential for children's education, and it is up to the teacher to offer meaningful and consistent experiences, providing opportunities for exchanges of knowledge to produce art. There is a need for an educator who mediates knowledge, which favors free expression, emphasizing the interferences that happen in the school environment that hinder access to art, such as the environment, teaching resources and teacher training. This results in the need for an adequate and conducive space for cultural construction and production, which is stimulating and challenging, with sensitive educators who know and experience art and understand the importance of art teaching in the student's development. In conclusion, this research presents suggestions to reflect on how to experience classes from poetic, sensitive and knowledge mediators teachers. |
Subject: | Arte - Estudo e ensino Educação de crianças Criatividade Arte e educação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41322 |
Issue Date: | 28-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA CRISTIANE FERNANDA final .pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License