Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41376
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Valéria de Oliveira Roque Ascençãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5688200345534827pt_BR
dc.contributor.referee1Carolina Machado Rocha Buschpt_BR
dc.contributor.referee2Jerusa Vilhena de Moraespt_BR
dc.contributor.referee3Roberto Célio Valadãopt_BR
dc.creatorJackson Junio Paulino de Moraispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6847282639027909pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-04T17:58:25Z-
dc.date.available2022-05-04T17:58:25Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41376-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate and understand how inquiry-based learning can favor the development of geographic reasoning, as well as the greatest contribution of geographic knowledge to its students: interpretations of the spatiality of the phenomenon in a geographic situation. Inquiry-based learning is considered a didactic approach that promotes questioning, planning, choosing problem situations, elaborating hypotheses and building explanations based on scientific evidence. The study, developed with students from the basic education network, focused on the investigation of the knowledge mobilized by the research subjects when analyzing a given geographic situation, in order to develop geographic reasoning and the interpretation of the spatiality of the phenomenon. Data were collected using a research instrument whose methodological approach was the elaboration and application of a didactic sequence applied to seven subjects, guided by a question about a given geographic situation. Data analysis took place in dialogue with the principles of content analysis (BARDIN, 2016), based on Dewey (1959) and Ausubel (1968) learning theories, theoretical frameworks for teaching Geography and geographic reasoning (ROQUE ASCENÇÃO , VALADÃO, 2014, 2016, 2017a, 2017b, 2018, 2020; PAULA, CASTELAR, 2020), and inquiry-based teaching (CARVALHO, 2013, 2015; SASSERON, 2015; SPRONKEN-SMITH et al. 2007, 2008, 2012), to make this tangle of theories and factors interact in order to favor the constructions of geographical interpretations in basic education and present a construct that can be called Inquiry-based learning of Geography. It was found that students, when operating with the principles of geographic reasoning, structurer and structuring concepts and the methodological tripod of Geography from a geographic situation to be investigated, were able to operate with investigative skills, in addition to developing and mobilizing reasoning geographic area for the construction of interpretations of the spatiality of the phenomenon.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar e compreender como o ensino por investigação pode favorecer o desenvolvimento do raciocínio geográfico, bem como a maior contribuição do saber geográfico aos seus estudantes: interpretações das espacialidades do fenômeno em uma situação geográfica. O ensino por investigação é considerado uma abordagem didática que promove o questionamento, o planejamento, a escolha de situações-problema, a elaboração de hipóteses e a construção de explicações com base nas evidências científicas. O estudo, desenvolvido junto a estudantes da rede básica de educação, se debruçou sobre a investigação dos conhecimentos mobilizados pelos sujeitos de pesquisa ao analisarem uma dada situação geográfica, a fim de desenvolver o raciocínio geográfico e a interpretação da espacialidade do fenômeno. Os dados foram coletados por meio de um instrumento de pesquisa que teve como caminho metodológico a elaboração e aplicação de uma sequência didática aplicada a sete sujeitos, norteada por uma pergunta sobre dada situação geográfica. A análise dos dados se deu em diálogo com os princípios da análise do conteúdo (BARDIN, 2016), tendo como base as teorias de aprendizagem Dewey (1959) e Ausubel (1968), referenciais teóricos do ensino de Geografia e raciocínio geográfico (ROQUE ASCENÇÃO, VALADÃO, 2014, 2016, 2017a, 2017b, 2018, 2020; PAULA, CASTELAR, 2020), e ensino por investigação (CARVALHO, 2013, 2015; SASSERON, 2015; SPRONKEN-SMITH et al. 2007, 2008, 2012), para fazer com que este emaranhado de teorias e fatores interaja a fim de favorecer as construções de interpretações geográficas na educação básica e apresente um constructo que possa ser chamado de Ensino de Geografia por Investigação. Verificou-se que os estudantes ao operarem com os princípios do raciocínio geográfico, conceitos estruturadores, estruturantes e o tripé metodológico da Geografia a partir de uma situação geográfica a ser investigada, foram capazes de operar com habilidades investigativas, além de desenvolver e mobilizar o raciocínio geográfico para a construção de interpretações da espacialidade do fenômeno.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia.pt_BR
dc.subjectRaciocínio Geográficopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.otherGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGeografia - Formação profissionalpt_BR
dc.subject.otherDidáticapt_BR
dc.titleEnsino de Geografia por investigação: raciocínio geográfico e espacialidade do fenômenopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.