Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41431
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783235143754513pt_BR
dc.contributor.referee1Raquel Lima de Abreu Aokipt_BR
dc.contributor.referee2Adelma lúcia de Oliveira Silva Araújopt_BR
dc.creatorMaria Caroline Coutinho Siqueira de Assispt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T16:19:37Z-
dc.date.available2022-05-06T16:19:37Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41431-
dc.description.abstractThe games propose significant experiences for educational practice, including the development of reading and writing skills. Therefore, it is necessary to observe principles with well-defined objectives and to understand their playful and aggregating character when inserted in the educational context, in an analogical way or through digital information and communication technologies and their digital social networks, such as WhatsApp. From a bibliographic search in references about reading, writing, social networks and educational games and from our teaching experience, another proposal of RPG game was created to promote the reading and writing of texts with the use of articulators of meaning. The didactic proposal focuses on teachers and students who work in the 5th year of elementary school. Thus, a situation was elaborated to be solved based on a script, in which the use of meaning articulators is stimulated, which are essential for the production of texts and promote the training of competent writers with coherent, cohesive and effective productions. Suggestions for making the game on the social network WhatsApp are also indicated, although the proposal can also be made in other spaces. It is expected that the didactic proposal is one of the strategies within a path that can occur interdisciplinarily, be applied in other educational spaces, such as the classroom itself, virtual environments of collaborative writing such as wiki, googledocs, and still have the situations modified and expanded according to the teacher's interest.pt_BR
dc.description.resumoOs jogos propõem vivências significativas para a prática educativa, incluindo o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Para tanto, é necessária a observação de princípios com objetivos bem definidos e compreensão do seu caráter lúdico e agregador ao ser inserido no contexto educacional, de modo analógico ou por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação e suas redes sociais digitais, como o WhatsApp. A partir de uma pesquisa bibliográfica em referências sobre leitura, escrita, redes sociais e jogos educativos e de nossa experiência docente, foi criado mais uma proposta de jogo RPG para promover a leitura e escrita de textos com o uso de articuladores de sentido. A proposta didática tem como foco professores e alunos que atuam no 5º ano do ensino fundamental. Assim, foi elaborada uma situação a ser resolvida a partir de um roteiro, em que se estimula o uso dos articuladores de sentido, que são essenciais para a produção de textos e promovem a formação de escritores competentes com produções coerentes, coesas e eficazes. Também são indicadas sugestões para realização do jogo na rede social WhatsApp, embora a proposta possa ser realizada também em outros espaços. Espera-se que a proposta didática seja uma das estratégias dentro de um percurso que pode ocorrer interdisciplinarmente, ser aplicado em outros espaços educativos, como a própria sala de aula, ambientes virtuais de escritas colaborativas como Wiki, Google Docs, e ainda ter as situações modificadas e ampliadas de acordo com o interesse do professor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectArticuladores de sentidopt_BR
dc.subjectJogo educativopt_BR
dc.subjectRede social digital.pt_BR
dc.subject.otherWhatsapp (Aplicativos de mensagens)pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherLeitura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Escritapt_BR
dc.titleProposta didática de jogo RPG para o uso de Articuladores de sentido mediado pelo Whatsapppt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-MariaAssis-repositórioUFMG.pdf452.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.