Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41431
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Daniervelin Renata Marques Pereira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9783235143754513 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Raquel Lima de Abreu Aoki | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Adelma lúcia de Oliveira Silva Araújo | pt_BR |
dc.creator | Maria Caroline Coutinho Siqueira de Assis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T16:19:37Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06T16:19:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41431 | - |
dc.description.abstract | The games propose significant experiences for educational practice, including the development of reading and writing skills. Therefore, it is necessary to observe principles with well-defined objectives and to understand their playful and aggregating character when inserted in the educational context, in an analogical way or through digital information and communication technologies and their digital social networks, such as WhatsApp. From a bibliographic search in references about reading, writing, social networks and educational games and from our teaching experience, another proposal of RPG game was created to promote the reading and writing of texts with the use of articulators of meaning. The didactic proposal focuses on teachers and students who work in the 5th year of elementary school. Thus, a situation was elaborated to be solved based on a script, in which the use of meaning articulators is stimulated, which are essential for the production of texts and promote the training of competent writers with coherent, cohesive and effective productions. Suggestions for making the game on the social network WhatsApp are also indicated, although the proposal can also be made in other spaces. It is expected that the didactic proposal is one of the strategies within a path that can occur interdisciplinarily, be applied in other educational spaces, such as the classroom itself, virtual environments of collaborative writing such as wiki, googledocs, and still have the situations modified and expanded according to the teacher's interest. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os jogos propõem vivências significativas para a prática educativa, incluindo o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Para tanto, é necessária a observação de princípios com objetivos bem definidos e compreensão do seu caráter lúdico e agregador ao ser inserido no contexto educacional, de modo analógico ou por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação e suas redes sociais digitais, como o WhatsApp. A partir de uma pesquisa bibliográfica em referências sobre leitura, escrita, redes sociais e jogos educativos e de nossa experiência docente, foi criado mais uma proposta de jogo RPG para promover a leitura e escrita de textos com o uso de articuladores de sentido. A proposta didática tem como foco professores e alunos que atuam no 5º ano do ensino fundamental. Assim, foi elaborada uma situação a ser resolvida a partir de um roteiro, em que se estimula o uso dos articuladores de sentido, que são essenciais para a produção de textos e promovem a formação de escritores competentes com produções coerentes, coesas e eficazes. Também são indicadas sugestões para realização do jogo na rede social WhatsApp, embora a proposta possa ser realizada também em outros espaços. Espera-se que a proposta didática seja uma das estratégias dentro de um percurso que pode ocorrer interdisciplinarmente, ser aplicado em outros espaços educativos, como a própria sala de aula, ambientes virtuais de escritas colaborativas como Wiki, Google Docs, e ainda ter as situações modificadas e ampliadas de acordo com o interesse do professor. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Articuladores de sentido | pt_BR |
dc.subject | Jogo educativo | pt_BR |
dc.subject | Rede social digital. | pt_BR |
dc.subject.other | Whatsapp (Aplicativos de mensagens) | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Escrita | pt_BR |
dc.title | Proposta didática de jogo RPG para o uso de Articuladores de sentido mediado pelo Whatsapp | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC-MariaAssis-repositórioUFMG.pdf | 452.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.