Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Carina Utsch Terrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9815468658083450pt_BR
dc.contributor.referee1Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Elton Antunespt_BR
dc.creatorIsabella Aparecida de Souza Lisboapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1398858477525019pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T16:47:40Z-
dc.date.available2022-05-06T16:47:40Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41433-
dc.description.abstractThis work is built around the relationship between journalism, literature and testimony present in the work The Unwomanly Face of War, written by the Ukrainian writer and journalist Svetlana Aleksiévitch, awarded in 2015 with the Nobel Prize in Literature, for her polyphonic writing, and exalted as a monument to suffering and courage in our time. The discussions held here focused, firstly, on the analysis of the boundaries between journalistic, literary and testimonial discourses, then on the reflection of these different narratives, and their literary statutes, inhabit the text and the work of the writer, whose complexity is especially evident throughout the process of constitution of the work and the different states of the text. For this, this work mobilizes concepts that traverse different fields of knowledge: in addition to criticism and literary theory and cultural studies, the contribution of the sociology of texts and gender studies contributed to the establishment of reflections. In her work, Aleksiévitch permeates several discourses in an attempt to elaborate possible narratives about trauma and catastrophe, from a female perspective. By carrying a veritable multiplicity of forms, genres and discourses, The Unwomanly Face of War contributes to the revisiting of paradigms imposed on literature, especially literature written by women, and denounces the silencing of the voices of Soviet women at the same time as criticizes a patriarchal society based on violence and war.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se constitui em torno das relações entre jornalismo, literatura e testemunho presentes na obra A Guerra não tem rosto de mulher, da escritora e jornalista ucraniana Svetlana Aleksiévitch, galardoada, em 2015, com o Prêmio Nobel de Literatura, por sua escrita polifônica, exaltada como um monumento ao sofrimento e à coragem em nosso tempo. As discussões aqui realizadas debruçaram-se, primeiramente, sobre a análise dos limiares entre os discursos jornalístico, literário e testemunhal, para, em seguida, refletir sobre a maneira como essas diferentes narrativas, e seus estatutos literários, habitam o texto e a obra da escritora, cuja complexidade é especialmente evidenciada ao longo do processo de constituição da obra e dos diferentes estados do texto. Para isso, a dissertação mobiliza conceitos que atravessam diferentes campos do conhecimento: além da crítica e da teoria literária e dos estudos culturais, o aporte da sociologia dos textos e dos estudos de gênero colaboraram para o estabelecimento das reflexões. Em sua obra, Aleksiévitch perpassa diversos discursos na tentativa de elaborar narrativas possíveis sobre o trauma e a catástrofe, a partir da perspectiva feminina. Por carregar uma verdadeira multiplicidade de formas, gêneros e discursos, A Guerra não tem rosto de mulher contribui para a revisitação de paradigmas impostos à literatura, sobretudo à literatura feita por mulheres, e denuncia o silenciamento das vozes das mulheres soviéticas ao mesmo tempo em que critica uma sociedade patriarcal pautada na violência e na guerra.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCrítica e Interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura ucranianapt_BR
dc.subjectHistória e críticapt_BR
dc.subjectJornalismo e literaturapt_BR
dc.subjectGuerra e literaturapt_BR
dc.subjectMulheres na literaturapt_BR
dc.subjectFeminismo e literaturapt_BR
dc.subject.otherAlerksiévitch, Svetlana, 1948- – Guerra não tem rosto de mulher – Crítica e intepreraçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura ucraniana – História e críticapt_BR
dc.subject.otherJornalismo e literaturapt_BR
dc.subject.otherGuerra e literaturapt_BR
dc.subject.otherMulheres na literaturapt_BR
dc.subject.otherFeminismo e literaturapt_BR
dc.titleSvetlana Aleksiévitch e as mulheres do front: jornalismo, literatura e testemunhopt_BR
dc.title.alternativeSvetlana Alexievich and front’s women: journalism, literature and testimonypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivo Final_Isabella Lisboa_versao final.pdfDissertação de Isabella Aparecida de Souza Lisboa, 20211.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons