Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41434
Type: Tese
Title: O discurso do autocuidado em saúde: uma descrição de gêneros na covariação experto-leigo
Authors: Francieli Silvéria Oliveira
First Advisor: Adriana Silvina Pagano
First Co-advisor: Giacomo Patrocinio Figueredo
First Referee: Jennifer Sarah Cooper
Second Referee: Cristiane Fuzer
Third Referee: Igor Antônio Lourenço da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Kícila Ferreguetti de Oliveira
Abstract: Esta tese apresenta uma descrição de gêneros realizados pelo discurso do autocuidado em Diabetes Mellitus em covariação com as variáveis experto e leigo, mostrando como eles são desenvolvidos linguisticamente de modo a construir a cultura do autocuidado. Este trabalho se localiza no âmbito das pesquisas desenvolvidas na interface entre a Linguística com Potencial de Aplicação (MAHBOOB; KNIGHT, 2008) e os Estudos Multilíngues (MATTHIESSEN et al., 2008) a partir de uma abordagem sistêmico-funcional da linguagem (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), uma vez que utiliza conhecimentos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para elucidar questões das Ciências da Saúde por meio de uma abordagem multilíngue. A cultura para Martin e Rose (2008) é construída (i) por um conjunto grande e definido de gêneros, que são compreensíveis e reconhecidos por membros da própria cultura; (ii) pelo entendimento de como os gêneros interagem entre si. Martin (2014) mostra que a descrição do gênero não é algo simples, uma vez que requer análises amplas ao longo dos estratos linguísticos e das metafunções. Candlin e Candlin (2003) e Matthiessen (2013; 2015) mostram a necessidade de se investigar o discurso da ciência com o propósito de solucionar problemas linguísticos originados da relação entre especialistas e pacientes. Funnell et al. (1991, 2004) apontam que o paciente precisa desenvolver iniciativas de autocuidado para conviver com o diabetes, sendo o autocuidado construído e apreendido por meio da linguagem (TORRES et al., 2015). Devido às lacunas apresentadas por estudos anteriores, um corpora composto por gêneros realizados pelo discurso do autocuidado em Diabetes Mellitus em covariação com as variáveis experto/experto, experto/leigo e leigo/leigo foi compilado analisado e descrito, com o objetivo de verificar (i) como esses gêneros se localizam na cultura do autocuidado; (ii) como eles são realizados ao longo da estratificação e metafunção, bem como suas etapas e fases são configuradas e organizadas; e (iii) como eles diferenciam entre si, mostrando como experto e leigo são construídos linguisticamente. Para essa investigação, dois subcorpora foram compilados, um para a descrição da cultura do autocuidado e outro para a descrição dos gêneros do autocuidado, sendo composto por três subcorpora, um corpus de artigos, um de cartilhas e um de depoimentos correspondentes, respectivamente, às variáveis experto/experto, experto/leigo e leigo/leigo. Os resultados revelaram que a cultura do autocuidado em covariação com as variáveis experto e leigo é realizada por nove tipos de gêneros, sendo três para experto/experto, quatro para experto/leigo e dois para leigo/leigo. Os gêneros mais frequentes foram o EXPOSITIVO, PROCEDIMENTO e NARRATIVA, sendo cada um deles realizado por key systems particulares em suas etapas e fases. Os resultados mostraram que os significados construídos no gênero são organizados em fractais semióticos, como também, os gêneros recorrem a cinco tipos de configuração para suas etapas e fases, a saber, obrigatoriedade, estabilidade, exclusividade, transicionalidade e recursividade. Sobre experto e leigo, as análises demonstraram que gêneros realizados pela variável experto/experto arquitetam uma estrutura textual estável e previsível para que possam acumular mais significados em cada oração, promovendo forte densidade semântica; gêneros realizados pela variável experto/leigo optam por uma estrutura marcada e previsível para que o foco do texto seja nas informações e não na organização textual, sendo elaborados por média densidade semântica; e gêneros realizados pela variável leigo/leigo realizam uma estrutura genérica variável e menos previsível mediante fraca densidade semântica, permitindo mais variação nas seleções dos sistemas ao longo da progressão textual, assim como mais marcas de avaliação do autor ao longo do texto. Acerca da interdisciplinaridade entre as áreas da Linguística Sistêmico-Funcional e das Ciências da Saúde, esta tese contribui com uma descrição da configuração linguística do discurso do autocuidado em Diabetes Mellitus realizado por profissional da área da saúde e paciente, podendo ser aplicada à elaboração de materiais de popularização da ciência, a fim de garantir a comunicação efetiva entre experto e leigo e, consequentemente, pacientes poderão ter ferramentas para promover o autocuidado e alcançar o seu empoderamento.
Abstract: This thesis presents the description of genres realized by the discourse of self-care in Diabetes Mellitus in co-variation with expert and lay variables, showing how they are linguistically developed to build the culture of self-care. This work is located within the framework of research developed at the intersection between Appliable Linguistics (MAHBOOB; KNIGHT, 2008) and Multilingual Studies (MATTHIESSEN et al., 2008) from the systemic-functional approach to language (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), as it uses theoretical knowledge of Systemic-Functional Linguistics (SFL) to solve problems in health sciences through a multilingual approach. For Martin and Rose (2008), culture consists of a large and definable set of genres that are understood and recognized by members of the culture, and an understanding of how genres interact with each other. Martin (2014) shows that genre description is not simple, as it requires an extensive analysis across linguistic strata and metafunctions. Recent studies of scientific discourse have shown the need to figure out the linguistic issues that arise from the relationship between specialists (expert) and patients (lay) (CANDLIN; CANDLIN, 2003; MATTHIESSEN, 2013; 2015). Funnell et al. (2004, 1991) point out that patients need to develop self-care initiatives to live with diabetes, and the self-care is built and learned through language (TORRES et al., 2015). Based on gaps described in previous studies, corpora composed of genres realized by the discourse of self-care in Diabetes Mellitus in co-variation with the variables expert/expert, expert/lay and lay/lay were compiled, analyzed, and described to examine (i) how the genres are situated in the culture of self-care; (ii) how they are realized along stratification and metafunction, and how their stages and phases are configured and organized; and (iii) how they differ from each other, showing how expert and lay are linguistically constructed. For this study, two subcorpora were compiled, one to describe the culture of self-care and the other to describe the genres of self-care, consisting of three subcorpora of articles, booklets, and statements corresponding to the variables expert/expert, expert/lay and lay/lay, respectively. The results showed that the culture of self-care in co-variation with expert and lay variables is performed by nine genres types, three of which corresponded to expert/expert, four to expert/lay, and two to lay/lay. The most frequent types of genres were EXPOSITION, PROCEDURE and NARRATIVE, each performed by key systems in their stages and phases. The results also showed that the meanings constructed in the genres are organized in a semiotic fractal configuration. Moreover, the genres use five types of organization for their stages and phases namely obligatoriness, stability, exclusivity, transitionality and recursion. Regarding expert and lay, analyzes have indicated that the genres realized by the expert/expert variable build a stable and predictable text structure, so that they can accumulate more meanings in each clause, which promotes a strong semantic density; the genres realized by expert/lay variable opt for a marked and predictable structure, so that the focus of the text is on information rather than on textual organization, which is developed through a medium semantic density; and the genres realized by lay/lay perform a more diverse and less predictable genre structure due to a low semantic density, allowing more variation in systems selections along text progression as well as more evaluative features throughout the text. Concerning the interdisciplinarity between Systemic-Functional Linguistics and Health Sciences, this thesis contributes with the description of the linguistic configuration of the self-care discourse in Diabetes Mellitus carried out by specialists and patients, which can be applied in the creation of materials to popularize science in order to ensure effective communication between expert and lay, so that patients will have tools to promote self-care and achieve their empowerment.
Subject: Tradução e interpretação
Funcionalismo (Linguística)
Comunicação na ciência
Ciência da saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41434
Issue Date: 3-Mar-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Francieli_completa.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.