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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de um mestrado profissional de odontologia em saúde pública realizada pelos seus egressos
Título(s) alternativo(s): Evaluation of a professional master of dentistry in public health carried out by its graduates
Autor(es): Camila Mundim Palhares
primer Tutor: Simone Dutra Lucas
primer Co-tutor: João Henrique Lara Amaral
primer miembro del tribunal : Sergio Dias Cirino
Segundo miembro del tribunal: Lívia Guimarães Zina
Resumen: Excetuando-se alguns trabalhos precursores e ocasionais nos Estados Unidos na década de 1930, as primeiras investigações sobre egressos surgiram apenas nos anos 1970 e 1980. No Brasil, embora algumas pesquisas tenham sido realizadas na década de 1980 e os Portais do Egresso tenham proliferado nos últimos anos, os estudos de egressos continuam esporádicos, pouco utilizados e com insuficiências metodológicas. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) incluiu a avaliação e acompanhamento do egresso como elementos importantes na avaliação dos programas de pós-graduação. No documento final da comissão nacional de acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação 2011-2020, publicado em 2018 a CAPES elaborou uma proposta de acompanhamento dos egressos. Isso pode contribuir para a formação de recursos humanos e sua inserção no mercado de trabalho, possibilitando mapear a empregabilidade, em órgãos públicos e privados. O objetivo dessa dissertação foi avaliar os egressos do Mestrado Profissional de Odontologia em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais e criar mecanismos de contato permanente do curso com os alunos e egressos, propiciando o acompanhamento dos mesmos. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e analítico aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (CAAE: 34197420.1.0000.5149). Os egressos responderam a um questionário online, previamente testado. Os aspectos avaliados foram: atuação profissional dos egressos antes e após conclusão do curso, inserção no mercado de trabalho, se houve influência da formação sobre o processo de trabalho do aluno-trabalhador; a contribuição do egresso como agente capaz de propor inovações e gerar impactos tecnológicos/sociais/ambientais/econômicos. Neste estudo, 74,5 % dos egressos declararam que sua postura profissional modificou muito após a conclusão do curso, sendo que aqueles residentes em outros municípios de Minas Gerais e outros estados modificaram 1,46 e 1,55 vezes mais sua postura profissional, respectivamente, do que aqueles que residiam em Belo Horizonte. Continuar trabalhando em consultório privado após o mestrado profissional fez com que os profissionais modificassem seu perfil profissional 32% menos do que aqueles que deixaram de atuar. A residência em municípios do interior de Minas Gerais e em outros estados pode ter impactado positivamente na mudança de postura profissional dos egressos comparados a Belo Horizonte, talvez por ser esta uma capital importante no cenário nacional e que possui um sistema de saúde mais robusto. Por outro lado, a atuação em consultório privado é um fator que limita a mudança na postura profissional, tendo em vista que os objetivos do curso estão voltados para a saúde pública. Os resultados deste estudo mostraram que as pesquisas com egressos podem trazer contribuições importantes para a melhoria dos programas de mestrado profissional. Um dos desafios a serem enfrentados na área da saúde é o atendimento às necessidades de formação e expectativas de profissionais vinculados aos setores público e privado.
Abstract: With the exception of some forerunners and occasional works in the United States in the 1930s, the first investigations on graduates only appeared in the 1970s and 1980s. In recent years, studies by graduates continue to be sporadic, little used and with methodological insufficiencies. The Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) included the assessment and monitoring of graduates as important elements in the evaluation of graduate programs. In the final document of the national commission for monitoring the 2011-2020 National Graduate Plan, published in 2018, CAPES prepared a proposal for monitoring the graduates. This can contribute to the training of human resources and their insertion in the labor market, making it possible to map employability, in public and private bodies. The objective of this dissertation was to evaluate the alumni of the Professional Master's Degree in Dentistry in Public Health at the Federal University of Minas Gerais and to create mechanisms for the course's permanent contact with students and alumni, providing their follow-up. This is a cross-sectional, quantitative and analytical study approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Minas Gerais (CAAE: 34197420.1.0000.5149). The graduates answered an online questionnaire, previously tested. The aspects evaluated were: professional performance of graduates before and after completion of the course, insertion in the labor market, whether there was any influence of training on the work process of the student-worker; the contribution of the graduate as an agent capable of proposing innovations and generating technological/social/environmental/economic impacts. In this study, 74.5% of graduates stated that their professional posture changed a lot after completing the course, and those living in other cities in Minas Gerais and other states changed 1.46 and 1.55 times more in their professional posture, respectively. , than those who resided in Belo Horizonte. Continuing to work in a private practice after the professional master's degree led professionals to change their professional profile 32% less than those who stopped working. Living in municipalities in the interior of Minas Gerais and in other states may have had a positive impact on the change in the professional attitude of graduates compared to Belo Horizonte, perhaps because this is an important capital on the national scene and has a more robust health system. On the other hand, working in a private practice is a factor that limits the change in professional attitude, given that the course's objectives are aimed at public health. The results of this study showed that research with graduates can make important contributions to the improvement of professional master's programs. One of the challenges to be faced in the health area is meeting the training needs and expectations of professionals linked to the public and private sectors.
Asunto: Saúde bucal
Saúde pública
Avaliação educacional
Educação superior
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Odontologia em Saúde Pública
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41463
Fecha del documento: 29-oct-2021
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