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http://hdl.handle.net/1843/41480
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mauro Lúcio Lobão Iannini | pt_BR |
dc.creator | Ronald Dickman | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T17:40:15Z | - |
dc.date.available | 2022-05-09T17:40:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 84 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 135 | pt_BR |
dc.citation.epage | 145 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1119/1.4935895 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1943-2909 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41480 | - |
dc.description.abstract | Revisamos a teoria cinética do tráfego proposta por Prigogine e Herman na qual a equação de Boltzmann é adaptada ao tráfego de veículos. A equação cinética e sua solução são discutidas, e uma nova distribuição de velocidades desejadas que é mais adequada para descrever as condições reais de tráfego é analisada. Também estudamos a distribuição de velocidade estacionária na transição entre os padrões de fluxo individual e coletivo. Nessa transição, a distribuição se divide em uma parte regular de variação suave, na qual os veículos possuem velocidades diferentes de zero, e uma singular, correspondente aos veículos parados. Métodos computacionais para obter a distribuição de velocidade estacionária e a evolução espaço-temporal completa da distribuição veicular são explicados. | pt_BR |
dc.description.resumo | We review the kinetic theory of traffic proposed by Prigogine and Herman in which the Boltzmann equation is adapted to vehicular traffic. The kinetic equation and its solution are discussed, and a novel distribution of desired velocities that is more suitable for describing real traffic conditions is analyzed. We also study the stationary velocity distribution at the transition between individual and collective flow patterns. At this transition, the distribution splits into a smoothly varying regular part, in which vehicles have nonzero velocities, and a singular one, corresponding to stopped vehicles. Computational methods for obtaining the stationary velocity distribution and the full space-time evolution of the vehicular distribution are explained. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICX - DEPARTAMENTO DE FÍSICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | American Journal of Physics | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Kinetic theory | pt_BR |
dc.subject | Traffic models | pt_BR |
dc.subject | Boltzmann equations | pt_BR |
dc.subject.other | Teoria cinética da matéria | pt_BR |
dc.subject.other | Equações de Boltzmann | pt_BR |
dc.subject.other | Análise numérica | pt_BR |
dc.title | Kinetic theory of vehicular traffic | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://aapt.scitation.org/doi/full/10.1119/1.4935895 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2378-9393 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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