Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41592
Type: Artigo de Periódico
Title: As concertinas na cidade: sobre hospitalidade e hostilidade em Belo Horizonte
Authors: Fabio Tozi
Abstract: O texto busca uma reflexão sobre a expansão das cercas do tipo concertina em Belo Horizonte (MG). Inicialmente, reconstitui-se a origem do nome e do próprio objeto, primeiramente criado para os campos de batalha e posteriormente adotado como elemento de segurança nas cidades. Procura-se, em seguida, compreender o uso de concerinas dentro do debate acerca das estratégias e do mercado de segurança, bem como o papel regulador do ente municipal. O texto apoia-se em um conjunto de imagens que ilustram a estética militarizada da paisagem belo-horizontina.
Abstract: The text aims to reflect on the expansion of concertina fences in Belo Horizonte (MG). First, we seek to understand the origins of the object’s name and history, initially designed for battlefield uses, and posteriorly adopted as a security element in cities. Secondly, we seek to understand the concertinas as a cheap strategy in the security market, as well as the regulatory role of the municipality. The text is based on a set of images that illustrate the militarized aesthetics of the Belo Horizonte landscape.
Subject: Geografia humana
Sociologia urbana
Violência urbana - Belo Horizonte
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41592
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: http://emetropolis.net/artigo/332?name=as-concertinas-na-cidade
metadata.dc.relation.ispartof: Revista e-metropolis
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As concertinas na cidade - sobre hospitalidade e hostilidade em Belo Horizonte.pdf879.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.