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dc.contributor.advisor1Vivian Resendept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1290681403759825pt_BR
dc.contributor.advisor2Rafael Ferreira Coelhopt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0028512490385841pt_BR
dc.creatorMarcelo Esteves Chaves Campospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3467878622428951pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T10:09:21Z-
dc.date.available2022-05-12T10:09:21Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41594-
dc.description.abstractSurgical education methods, such as simulation, are being investigated around the world in order to develop training curricula for robotic assisted surgery (RAS). However, there is a lack of criteria well-structured training program for board certification in RAS. In addition, the RAS training programs published in the literature did not satisfy most of the prerequisites for a validated learning process. In this study, a training process in robotic surgery was developed with emphasis on competencies acquisition. For this purpose, (1) COBRASIL, a progressive training curriculum in RAS, based on competencies, was developed after a systematic literature review; (2) a pilot study was developed to validate a training program in robotic urological surgery based on COBRASIL; (3) progressive training in RAS was validated in the Mimic dV-Trainer virtual simulator; (4) an ex vivo simulation model for RAS training was developed and validated and (5) the SCORE assessment instrument, an objective and structured tool, checklist type, for evaluating surgical suture skills in RAS, was developed and validated. Several experiments in this study were performed in simulated and real environments to demonstrate the robust and scalable nature of this relevant training process in robotic surgery. This training process aimed to ensure quality care so that surgeons could continue to practice their profession adequately and safely even with technology advancement. It is notepoint that the learning strategies and organizational structure used in this study open new fields of research that lead to a deepening in the knowledge of the competencies involved in the training of robotic surgeons.pt_BR
dc.description.resumoMétodos de educação cirúrgica, como simulação, estão sendo investigados em todo mundo para desenvolver currículos de treinamento em cirurgia assistida por robô (CAR). No entanto, há uma carência de programas de treinamento estruturados e critérios para certificação de cirurgiões em CAR. Além disso, os programas de treinamento em CAR publicados na literatura não satisfizeram a maioria dos pré-requisitos para um processo de aprendizagem validado. Nesse estudo, foi desenvolvido um processo de treinamento em cirurgia robótica com ênfase na aquisição de competências. Para esse propósito, (1) desenvolveu-se o COBRASIL, currículo de treinamento progressivo em CAR, baseado em competências, após revisão sistemática de literatura; (2) desenvolveu-se o estudo piloto de validação de programa de treinamento em cirurgia urológica robótica baseado no COBRASIL; (3) validou-se um treinamento progressivo em CAR no simulador virtual Mimic dV-Trainer; (4) desenvolveu-se e validou-se o modelo de simulação ex vivo com placenta humana para o treinamento de CAR e (5) desenvolveu-se e validou-se o instrumento de avaliação SCORE, ferramenta objetiva e estruturada de avaliação de habilidades operatórias de sutura em CAR, do tipo checklist. No decorrer do estudo, diversos experimentos foram realizados em ambientes simulados e reais para demonstrar a natureza robusta e escalável desse processo de treinamento relevante na cirurgia robótica. Esse processo de capacitação visou a garantia da assistência de qualidade para que os cirurgiões pudessem continuar exercendo sua profissão de forma adequada e segura mesmo diante do avanço da tecnologia. Salienta-se que as estratégias de aprendizagem e estrutura organizacional utilizadas nesse estudo abrem novos campos de pesquisa que levam a um aprofundamento no conhecimento das competências envolvidas na capacitação dos cirurgiões.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectCirurgia robóticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProgramas de treinamentopt_BR
dc.subject.otherAvaliação da Tecnologia Biomédicapt_BR
dc.subject.otherSimulaçãopt_BR
dc.subject.otherProcedimentos Cirúrgicos Robóticospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de processo de treinamento em cirurgia robótica baseado em competênciaspt_BR
dc.title.alternativeDEVELOPMENT OF TRAINING PROCESS IN ROBOTIC SURGERY BASED ON COMPETENCEpt_BR
dc.typeTesept_BR
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