Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Helcira Maria Rodrigues de Limapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109410145220432pt_BR
dc.contributor.referee1Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Raquel Lima de Abreu Aokipt_BR
dc.creatorDaniela Cristina Sales Portelapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7369289773328316pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T17:49:08Z-
dc.date.available2022-05-12T17:49:08Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41612-
dc.description.abstractThe present work deals with the approach of connectors in textbooks from the Singular and Plural collection, by Editora Moderna, from a perspective of argumentation in discourse. The main objective is to analyze some activities proposed by the 6th to 9th grade manuals of the aforementioned collection. The corpus of the analysis, therefore, are the Singular and Plural textbooks, from the 6th to the 9th grade of elementary school, and the object of analysis is the connectors. This proposal was motivated by the interest in verifying how the aforementioned collection addresses connectors, in fact, and which conception was adopted in the activities, whether metalinguistic or discursive. Thus, we seek to make an analysis that can contribute to the choice of textbooks by Portuguese language teachers, as well as to the formation of argumentative competence of elementary school students. The questions that guided the analysis presented in this article were: how are connectors worked in the collection? From which theoretical perspective is the approach to these elements developed? Is this work done from the first book in the collection, 6th grade, advancing to 9th grade? What types of activities are proposed for working with connectors? Is a notion of connector developed or is the collection limited to the grammatical notion? To what extent do the activities on connectors presented in the manuals contribute to a reflection on the use of language? The theoretical framework is based, above all, on the works of Ducrot (1987), Lima (2010), Amossy (2020) and Koch (2000), who adopt a conception of argumentation in language.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata da abordagem dos conectores nos livros didáticos da coleção Singular e Plural, da Editora Moderna, a partir de uma perspectiva da argumentação no discurso. O objetivo central é analisar algumas atividades propostas pelos manuais do 6º ao 9º ano, da referida coleção. O corpus da análise, portanto, são os livros didáticos Singular e Plural, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e o objeto de análise são os conectores. Esta proposta motivou-se pelo interesse em verificar como a mencionada coleção aborda os conectores, de fato, e qual a concepção adotada nas atividades, se metalinguística ou discursiva. Assim, buscamos fazer uma análise que possa contribuir para a escolha dos livros didáticos pelos professores de Língua Portuguesa, assim como para a formação da competência argumentativa dos estudantes do Ensino Fundamental. As questões que nortearam a análise apresentada neste trabalho foram: como os conectores são trabalhados na coleção? A partir de qual perspectiva teórica é desenvolvida a abordagem desses elementos? Esse trabalho é feito desde o primeiro livro da coleção, 6º ano, avançando até o 9º ano? Quais os tipos de atividades são propostas para o trabalho com os conectores? É desenvolvida uma noção de conector ou a coleção limita-se à noção gramatical? Em que medida as atividades sobre conectores apresentadas nos manuais contribuem para uma reflexão sobre o uso da língua? O referencial teórico fundamenta-se, sobretudo, nos trabalhos de Ducrot (1987), Lima (2010), Amossy (2020) e Koch (2000) que adotam uma concepção de argumentação na língua.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectconectorespt_BR
dc.subjectargumentação no discursopt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Análise do discursopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos – Avaliaçãopt_BR
dc.titleUma análise dos conectores na coleção Singular e Plural a partir da argumentação no discursopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCfinal.pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons