Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41630
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFabio Tozipt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T00:09:34Z-
dc.date.available2022-05-13T00:09:34Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume24pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage487pt_BR
dc.citation.epage507pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.168573pt_BR
dc.identifier.issn2179-0892pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41630-
dc.description.abstractO artigo dedica-se a compreender a entrada e a expansão das plataformas de transporte privado por aplicativos no Brasil, especialmente a partir da chegada da Uber. Inicialmente, apresenta um debate acerca do processo de uberização da economia que propõe compreender o papel ativo do espaço para a realização concreta das “plataformas digitais”, aqui entendidas como “plataformas territoriais”. Em seguida, propõe uma periodização da estratégia territorial da Uber procurando analisar seu uso do território brasileiro, bem como os conflitos com os entes estatais e a relação com seus concorrentes diretos. Finalmente, discute o papel estratégico da informação (big data, algoritmos, plataformas, geolocalização e dispositivos de vigilância remota) como elementos para se pensar uma nova gestão corporativa e algorítmica do território nacional.pt_BR
dc.description.resumoThis article seeks to understand the arrival and the territorial expansion of ride-sharing platforms in Brazil with a focus on the Uber company. First, we introduce the debate about the uberization of the economy. In this view, we aim to analyse the active role played by the space itself for the functioning of “digital platforms” which we assume as “territorial platforms”. Second, we advance a periodization of ridesharing platforms in Brazil. In doing so, we analyse how Uber uses the terri-tory and investigate the conflicts between the company and policymakers as well as its competitors. Finally, the article proposes a debate about the strategic role of information (such as big data, algorithms, platforms, geolocation, and remote surveillance devices) as elements to be considered in a new corporate and algori-thmic approach for the management of the territory.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofGeousp: espaço e tempopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDigital platformspt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.subjectUberizationpt_BR
dc.subjectShared economypt_BR
dc.subjectUberpt_BR
dc.subject.otherGeografia humana - Brasilpt_BR
dc.subject.otherTransporte urbano - Brasilpt_BR
dc.subject.otherTrabalhadores - Condições econômicaspt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleFrom cloud to national territory: a periodization of ridesharing platforms in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeDa nuvem ao território nacional: uma periodização das empresas de transporte por aplicativo no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/168573pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1448-8353pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
From cloud to national territory - a periodization of ridesharing platforms in Brazil.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.