Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41665
Tipo: Artigo de Evento
Título: Comunicação online e representação política não eleitoral: caracterização de grupos dos movimentos sociais negros
Autor(es): Alicianne Gonçalves de Oliveira
Resumo: O artigo caracteriza atores dos movimentos sociais negros (MSNs), entendidos como representantes políticos não eleitorais, e suas experiências de comunicação online. O trabalho parte das discussões atuais sobre representação política não eleitoral, onde os movimentos sociais são vistos como centrais, e compartilha o entendimento de que a comunicação que os movimentos desenvolvem na internet diz de outros aspetos da ação política desses agentes. A análise observa características das culturas de organização e de comunicação online de exemplos de entidades e ativistas. Elementos dessas culturas são caracterizados quanto à sua horizontalidade ou verticalidade. Os resultados apontam que atores individuais, como os ativistas, tendem a ser mais centralizadores e a desenvolver experiências mais tradicionais de comunicação. Enquanto isso, a formalidade das entidades parece não as impedir de ter formas de organização mais horizontais e experiências de comunicação mais abertas a interação.
Assunto: Movimentos sociais
Internet
Representação política
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CEDECOM - COORDENADORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41665
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://compolitica.org/novo/anais/2017_OLIVEIRA.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso da Compolítica
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.