Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41691
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O conceito de ócio vicário no filme 'Que Horas Ela Volta?': revisitando Thorstein Veblen em uma nova perspectiva dos fenômenos socioeconômicos
Autor(es): Rui Fernando Coreia Ferreira
Lívia Almada Neves
Reynaldo Maia Muniz
Resumo: O objeto teórico deste estudo é a construção teórica do ócio vicário de Veblen (1989), tendo conceitos veblenianos como fatores precedentes. Já o objeto empírico deste estudo é o filme brasileiro Que Horas Ela Volta? da roteirista e diretora brasileira Anna Muylaert (QUE HORAS, 2015), que foi premiado no Sundance Film Festival e no Film Festival Internacional de Berlim, ambos de 2015. Para confluir com a proposta metodológica interdisciplinar de Thorstein Veblen (1857-1929), esse filme é analisado em uma perspectiva historicista defendida por Kornis (1992). Utilizando as categorias “divisão de classe e suas funções”, “a mulher e a propriedade”, “riqueza e status”, “o trabalho”, “a cerimônia signo de honra”, “ócio conspícuo e distinção social”, “hereditariedade e sangue nobre”, “ócio vicário” e “contexto sócio-histórico-cultural brasileiro”, tem-se como resultado que os conceitos vebleniamos apresentam uma aderência à atual divisão de classes que poderia ser mais utilizada para compreender os fenômenos contemporâneos brasileiros. A questão do ócio vicário e do trabalho doméstico constitui tema relevante econômica e socialmente e teve um debate social recente, como exposto na discussão sobre a regulação da atividade pelo Estado. Como ponto central do trabalho vebleniano, as transformações do status quo da forma de consumo permeia o conceito de consumo conspícuo para a distinção de status e honra das classes econômicas e sociais brasileiras.
Abstract: The theoretical object of this study is the theoretical construction of the vicarious leisure of Veblen (1989), having Veblenian concepts as previous factors. The empirical object of this study is the Brazilian film The Second Mother by Brazilian writer and director Anna Muylaert (QUE HORAS, 2015), who won the Sundance Film Festival and the Berlin International Film Festival in 2015. In order to match Thorstein Veblen's interdisciplinary methodological proposal (1857-1929), this film was analyzed in a historicist perspective advocated by Kornis (1992). Using the categories "class division and its functions", "woman and property", "wealth and status", "work", "ceremony of honor", "conspicuous idleness and social distinction", "heredity and noble blood," "vicarious idleness," and "Brazilian sociocultural-cultural context," it is possible to see that the concepts of Veblen present an adherence to the current division of classes that could be more used to understand contemporary Brazilian phenomena. The issue of vicarious leisure and housework is a relevant economic and social issue and is a recent social debate, as seen in the discussion on the regulation of activity by the State. As the central point of Veblenian work, the transformations of the status quo of the form of consumption permeate the concept of conspicuous consumption for the distinction of status and honor of the Brazilian economic and social classes.
Assunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395172746
URI: http://hdl.handle.net/1843/41691
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://ebape.fgv.br/publicacoes/cadernosebape
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos EBAPE.BR
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O conceito do ócio vicário no filme.pdf5.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.