Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41694
Type: Tese
Title: Efeitos de um programa de ensino de basquetebol com diferentes pequenos jogos sobre a coordenação motora, o conhecimento tático e a busca visual em iniciantes
Authors: Juliana de Oliveira Torres
First Advisor: Pablo Juan Greco
First Referee: Layla Maria Campos Aburachid
Second Referee: Larissa Rafaela Galatti
Third Referee: Juan Carlos Perez Morales
metadata.dc.contributor.referee4: Mauro Heleno Chagas
Abstract: O estudo comparou os efeitos de um programa de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) de basquetebol baseado na proposta da Iniciação Esportiva Universal (IEU), aplicada com duas ênfases nos conteúdos da aprendizagem tática (pequenos jogos – PJ – um com curinga e outro com superioridade numérica) no (1) conhecimento tático processual, (2) conhecimento tático declarativo, (3) desenvolvimento da percepção na busca visual, (4) coordenação motora com bola, e (5) envolvimento e eficácia na execução de habilidades no jogo. Participaram do estudo 96 crianças do 6º ano do ensino fundamental com 11,89±0,92 anos de idade, sem experiência de aprendizagem sistematizada no basquetebol. Sorteou-se dois grupos experimentais e um grupo controle. Aplicou-se a intervenção em 24 sessões baseada no modelo IEU nas aulas de Educação Física. Os alunos foram avaliados no pré-teste, pós-teste e retenção. Utilizou-se o Teste de Conhecimento Tático Declarativo do Basquetebol (TCTD-BB); Eye tracking; Teste de Conhecimento Tático Processual - Orientação Esportiva (TCTP:OE) e o Teste de Coordenação Motora com Bola (TCMB). Para o envolvimento e eficácia da execução de habilidades no jogo, avaliações a cada 10 aulas foram feitas por meio do Game Performance Assessment Instrument. Conduziu-se a análise dos dados por meio do modelo de Equações de Estimação Generalizadas. A magnitude das diferenças foi analisada e os resultados foram reportados pelo tamanho do efeito. A análise da confiabilidade foi pelo teste kappa de Cohen. Foram realizadas análises da variação percentual dos deltas, percentil, frequência e percentual. O nível de significância adotado foi de 5%. Os resultados apontaram ausência de efeitos no TCTP Ataque, TCTD-BB, número de fixações, número de fixações no sinal relevante, duração das fixações, envolvimento no jogo, execução de habilidade eficaz e ineficaz, passe ineficaz, drible eficaz e ineficaz, arremesso eficaz e recepção eficaz. Reportaram-se diferenças significativas com efeito grupo no TCTP Geral (curinga<controle, efeito pequeno), efeito momento no TCMB fator 2 (pré-teste<pós-teste e retenção, efeito pequeno) e interação grupo*momento na duração das fixações no sinal relevante (superioridade pós-teste>retenção, efeito médio), piscadas (pós-teste curinga<controle>superioridade, efeito médio), passe eficaz (curinga momento 1<2, efeito médio) e arremesso ineficaz (momento 1<2, efeito pequeno). Apesar das diferenças entre grupos no pré-teste, o TCMB fator 1 e Geral apresentaram efeito momento (pré-teste<pós-teste e retenção, efeito médio); e interação grupo*momento, no TCTP Defesa (curinga pré-teste<pós-teste, efeito grande); esforço cognitivo (superioridade pós-teste>retenção, efeito pequeno e controle pré-teste>pós-teste, efeito pequeno); e dilatação da pupila (superioridade pré-teste<pós-teste, efeito pequeno e controle pré-teste>retenção, efeito pequeno). Conclui-se que o número de piscadas é indício de menor esforço cognitivo para os grupos experimentais. Todos os grupos alcançaram efeitos positivos ao longo do processo na coordenação motora com bola. Os grupos apresentaram percentuais positivos no envolvimento no jogo e o grupo curinga alcançou aumento no passe eficaz e no conhecimento tático processual nas ações defensivas. É necessário um entendimento multifatorial do processo de E-A-T sobre o uso de diferentes PJ e suas interações no desempenho dos alunos e na sistematização do professor de acordo com fatores como a individualidade biológica, a experiência prévia e o contexto.
Abstract: The study compared the effects of a basketball teaching-learning-training (T-L-T) program based on the Universal Sports Initiation (IEU) proposal, applied with two emphases on tactical learning contents (small-sided games - SSG - one with a floater player and the other with numerical superiority) in (1) procedural tactical knowledge, (2) declarative tactical knowledge, (3) development of perception in visual search, (4) motor coordination with the ball, and (5) involvement and effectiveness in the execution of skills in the game. The study included 96 children in the 6th-grade of elementary school, aged 11.89±0.92 years old, with no experience of systematic learning in basketball. Two experimental groups and a control group were randomly selected. The intervention was applied in 24 sessions based on the IEU model during Physical Education classes. Students were evaluated by a pre-test, post-test and retention. The Declarative Tactical Knowledge Test of Basketball (TCTD-BB); Eye tracking; Procedural Tactical Knowledge Test - Sport Orientation (TCTP:OE) and the Motor Coordination Test with Ball (TCMB) were used. For the involvement and effectiveness of the execution of skills in the game, assessments every 10 classes were conducted using the Game Performance Assessment Instrument. Data analysis was conducted using the Generalized Estimating Equations model. The magnitude of the differences was analyzed and the results were reported by effect size. Reliability analysis was performed using Cohen's kappa test. Analyzes of the percentage variation of deltas, percentiles, frequency and percentages were performed. The significance level adopted was 5%. The results showed no effects on TCTP Attack, TCTD-BB, number of fixations, number of fixations on the relevant signal, duration of fixations, involvement in the game, effective and ineffective skill execution, ineffective passing, effective and ineffective dribbling, effective shooting and effective reception. Significant differences were reported with group effect in General TCTP (floater<control, small effect), moment effect in TCMB factor 2 (pre-test<post-test and retention, small effect) and group*moment interaction in the duration of fixations in relevant signal (superiority post-test>retention, medium effect), blinks (post-test floater<control>superiority, medium effect), effective pass (floater moment 1<2, medium effect) and ineffective shooting (moment 1<2, small effect). Despite the differences between groups in the pre-test, the TCMB factor 1 and General showed a moment effect (pre-test<post-test and retention, medium effect); and group*moment interaction, in the TCTP Defense (floater pre-test<post-test, large effect); cognitive effort (superiority post-test>retention, small effect and pre-test>post-test, small effect); and pupil dilation (superiority pre-test<post-test, small effect and control pre-test>retention, small effect). It is concluded that the number of blinks is an idication of less cognitive effort for the experimental groups. All groups achieved positive effects throughout the process on motor coordination with the ball. The groups showed positive percentages of involvement in the game and the floater group achieved an increase in effective passing and procedural tactical knowledge in defensive actions. A multifactorial understanding of the T-L-T process is needed on the use of different SSG and their interactions in students’ performance and teachers’ systematization according to factors such as biological individuality, previous experience and context.
Subject: Basquetebol
Atletas
Tática
Aprendizagem motora
Capacidade motora
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41694
Issue Date: 7-Oct-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE JULIANA DE OLIVEIRA TORRES . 061221.pdf5.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.