Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Filipe Santos Fernandespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4570287460267064pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Isabel Antunes-Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosapt_BR
dc.contributor.referee3Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossipt_BR
dc.creatorGleice Aparecida de Moraes Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442749340087426pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-18T00:13:41Z-
dc.date.available2022-05-18T00:13:41Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41782-
dc.description.abstractIn this work, we propose to understand the formative process of future Mathematics teachers in a class of degree course in Rural Education at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Initiatives over the decades have been implemented to guarantee the right to education for peasant peoples, such as the creation of Degrees concerned about meeting the educational demands of rural communities. These future teachers, upon entering these courses, bring with them ways of thinking, feeling and acting that are their own, in representations built along their paths, whether in Basic Education or acting in collectives and social movements in their communities. The formative processes of the course, however, produce movements in these representations, so that “becoming a teacher” in the context of Rural Education, by meeting the paths of other subjects, by the dynamics of the course, by the struggle for land and access and permanence in teacher training courses, gains new meanings and meanings. We had access to the memorials of nineteen graduates who joined the qualification in Mathematics of the Licentiate in Rural Education course, in 2016, and we talked in two rounds of conversation, dealing, among other matters, about their training process as an educator in the field. It seemed opportune to use as mediation the Theory of Social Representations in Movement in this study, bringing authors such as Serge Moscovici, Denise Jodelet, and Maria Isabel Antunes-Rocha to understand such movements. The data obtained led us to three areas of analysis: (I) becoming a teacher (of Mathematics) in the specifics of a Degree in Rural Education; (II) becoming a teacher (of Mathematics) in school relations; (III) becoming a teacher (of Mathematics) in relations with the Community. According to the results, we show how the specifics of the course, in particular the Pedagogy of Alternation and training by areas of knowledge, the school relationships that are established through internships, and the relationships with the community marked by the Graduation Final Projects, as well as the context of the struggle for land, started from the social movements and discussed throughout the course, generate changes in representations of becoming a rural teacher.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho nos propomos a compreender o movimento das representações sociais do tornar-se professor no processo formativo de professores de Matemática no curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Iniciativas ao longo de décadas foram implementadas a fim de garantir o direito à educação aos povos campesinos, como a criação de Licenciaturas preocupadas com o atendimento de demandas educacionais das populações camponesas. Esses futuros professores, no ingresso nesses cursos, trazem consigo formas de pensar, sentir e agir que lhes são próprias, em representações construídas ao longo de suas trajetórias, seja na educação básica ou na atuação em coletivos e movimentos sociais de suas comunidades. Os processos formativos do curso, contudo, produzem movimentos nessas representações, de modo que “tornar-se professor” no contexto da Educação do Campo, pelo encontro com as trajetórias de outros sujeitos, pela dinâmica do curso, pela luta pela terra e pelo acesso e permanência em cursos de formação de professores, ganha novos sentidos e significados. Tivemos acesso aos memoriais de dezenove licenciandos que ingressaram na habilitação em Matemática do curso de Licenciatura em Educação do Campo, em 2016, e proseamos em rodas de conversa, tratando, entre outros assuntos, sobre seu processo formativo como educadores do campo. Pareceu-nos oportuno utilizar como mediação a Teoria das Representações Sociais em Movimento neste estudo, trazendo autores como Serge Moscovici, Denise Jodelet e Maria Isabel Antunes-Rocha para compreender tais movimentos. Os dados obtidos nos levaram a três eixos de análise: (I) tornar-se professor (de Matemática) nas especificidades de uma Licenciatura em Educação do Campo; (II) tornar-se professor (de Matemática) nas relações escolares; (III) tornar-se professor (de Matemática) nas relações com a Comunidade. De acordo com os resultados, evidenciamos como as especificidades do curso, em particular a Formação por Alternância, a formação por áreas de conhecimento, as relações escolares que se estabelecem por meio dos estágios, as relações com a comunidade, marcadas pelos Trabalhos de Conclusão de Curso, bem como o contexto de luta pela terra, iniciado desde os movimentos sociais e discutido ao longo do curso, são geradores de mudanças nas representações sobre o tornar-se professor do campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectFormação de Professores (de Matemática)pt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação do campo - formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação do campo - Licenciaturapt_BR
dc.subject.otherRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.otherEducação matemáticapt_BR
dc.titleTornar-se professor do campo: representações sociais em movimento em uma licenciatura em educação do campo com habilitação em matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6652-2627pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Gleice_Final revisada.pdfTornar-se professor do campo: Representações Sociais em Movimento em uma Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática4.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons