Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41797
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Proposta de uma sequência didática para alfabetização de crianças do último ano da educação infantil: aportes discursivos
Autor(es): Sandra Silva Campos Ferreira
Primeiro Orientador: Evaldo Balbino da Silva
Primeiro membro da banca : Elaine Amélia Martins
Segundo membro da banca: Mônica Baêta Neves Pereira Diniz
Resumo: O objetivo desse texto é demonstrar como os conhecimentos sobre alfabetização e letramento são imprescindíveis para o professor orientar os seus alunos a avançarem em suas hipóteses de escrita alfabética. Pode-se dizer que a base para compreender como a criança aprende esse sistema está fundamentando em teorias linguísticas e psicológicas. Já o processo de letramento se fundamenta em teorias da linguística textual e da teoria do discurso e do gênero, que constituem base para o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e produção de textos. Em direção à conquista do alfabeto e da lógica da escrita alfabética, as crianças da educação infantil, vivenciam uma série de experiências que vão desde jogos, brinquedos, brincadeiras simbólicas e com regras a escritas desenvolvidas por elas próprias, como as garatujas, os rabiscos, os desenhos. O trabalho escolar sistemático com o alfabeto e a linguagem verbal escrita simultâneo às práticas de letramento deve ser planejado a partir do desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças.
Abstract: The objective of this text is to demonstrate how knowledge about literacy are essential for the teacher to guide their students to advance in their hypotheses of alphabetic writing. It can be said that the basis for understanding how the child learns this system is based on linguistic and psychological theories. While the literacy process is based on theories of textual linguistics and discourse and gender theory, which constitute the basis for the development of reading, interpretation and text production skills. Towards the achievement of the alphabetic and the logic of alphabetic writing, children in kindergarten experience a series of experiences ranging from games, toys, symbolic games and with rules to writings developed by the children themselves, such as scribble, the drawings. Systematic school work with the alphabetic and written verbal language simultaneously with literacy practices should be planned based on the linguistic and cognitive development of children.
Assunto: Educação infantil
Alfabetização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41797
Data do documento: 9-Set-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ficha.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.