Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41866
Type: Artigo de Periódico
Title: O discurso publicitário e a criação de palavras novas: o desenvolvimento da competência lexical
Authors: Aderlande Pereira Ferraz
Abstract: Este artigo, numa perspectiva pedagógica, trata do desenvolvimento da competência lexical a partir da análise de textos publicitários e mostra a renovação do léxico do português brasileiro pelos processos mais comuns de neologia. O objetivo é ressaltar a importância do discurso publicitário no âmbito escolar, explorando, sobretudo, os aspectos de criatividade discursiva e de inovação semântico-lexical. No âmbito da competência lexical, o artigo discute o que significa conhecer uma palavra e, para a conceituação de neologismo, adota o critério lexicográfico (ALVES, 1984, 1990; SANDMANN, 1989; CABRÉ, 1993), em que a unidade lexical será neológica se ainda não estiver registrada em um dicionário de língua. Nesse contexto, o que se pretende é enfatizar o trabalho com textos publicitários na sala de aula de língua portuguesa, com base em um estudo descritivo de alguns neologismos midiáticos, obtidos de anúncios publicitários que evidenciam a criatividade no português brasileiro, por meio do aparecimento de palavras novas.
Subject: Competência e desempenho - Linguística
Publicidade - Linguagem
Língua portuguesa - Neologismos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5575
URI: http://hdl.handle.net/1843/41866
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5575
metadata.dc.relation.ispartof: Fólio: Revista de Letras
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