Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41892
Type: Dissertação
Title: Responsabilidade social empresarial e criação de valor : análises das empresas integrantes e não integrantes do ISE
Authors: Alcione Cristina Gomes de Souza
First Advisor: Bruno Pérez Ferreira
First Co-advisor: Francisco Vidal Barbosa
First Referee: Márcio Augusto Gonçalves
Second Referee: Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares
Abstract: A concentração de riqueza no mundo está em níveis alarmantes, e grande parte dessa riqueza está nas mãos de empresários. Nesse contexto, é inegável que as empresas podem ser decisivas para a redução de desigualdades, diante de fortes pressões sociais pela adoção dos princípios de práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). No mundo, há uma tendência crescente pela adesão de RSE, sendo notório o aumento de selos e rankings. No Brasil, destaca-se o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A pesquisa fundamenta-se na stakeholder theory; em uma visão mais ampla das partes interessadas, considera os interesses de grupos imprescindíveis à existência da organização. O objetivo principal do estudo consiste em analisar a criação de valor, de empresas brasileiras de capital aberto, integrantes e não integrantes do ISE, verificando se há diferenças significativas na criação de valor para o mercado e para a sociedade nesses grupos de empresas. Os objetivos específicos são: medir a criação de valor para o mercado, através do Economic Value Added (EVA) e do Market Value Added (MVA); medir a criação de valor para a sociedade, a partir do Valor Adicionado a Distribuir (VAD) aos agentes econômicos que contribuíram para a sua geração, extraído da Demonstração do Valor Adicionado (DVA); verificar se as empresas do ISE criam mais valor para o mercado e para a sociedade do que as não ISE; e, por fim, verificar a influência do ISE na criação de valor das empresas que integram a amostra. Justifica-se a relevância da pesquisa, no momento atual, em que a criação de valor, voltada tão somente para os interesses econômicos, vem sendo cada vez mais questionada. Para isso, foram utilizados testes estatísticos de diferença de médias e modelos de dados em painel, considerando os anos de 2011 a 2019. Para as empresas analisadas, verificou-se evidência estatística de que as empresas do ISE criam mais valor para o mercado do que as não ISE, quando medido pelo EVA. Além disso, verificou-se que, quanto maior o patrimônio líquido, menor o EVA das empresas do ISE. Quando o valor adicionado ao mercado foi medido pelo MVA, apesar de o teste de diferenças das medianas ter indicado diferença significativa entre os grupos, após a inclusão das variáveis de controle não foi possível confirmar esse resultado. Por fim, os resultados indicaram não haver diferenças significativas na geração de valor pelo VAD entre as empresas integrantes e não integrantes do ISE. No entanto, quando avaliadas apenas as empresas ISE, verifica-se que empresas que se utilizam de menos recursos de terceiros criam mais valor a distribuir para a sociedade.
Abstract: The global concentration of wealth is reaching alarming levels, and great wealth is concentrated in the hands of entrepreneurs. In this context, the major role of companies in reducing inequalities is undeniable, under strong social pressures to adopt the principles of Corporate Social Responsibility (CSR). There is a global rising trend towards the adoption of CSR, with a steep increase in seals and rankings. The Corporate Sustainability Index (CSI) is highlighted in Brazil. The research is based on stakeholder theory; through a broader perspective of stakeholders, the interests of groups crucial to the organization's existence are considered. The main objective is to analyze the value creation of publicly held companies in Brazil, integrating and not integrating the CSI, checking if there are significant differences in value creation for the market and society in these groups of companies. The specific objectives are: to measure value creation for the market, through the Economic Value Added (EVA) and Market Value Added (MVA); to measure value creation for society, based on the Value Added Distribution (VAD) to the economic agents that helped to create it, extracted from the Value Added Statement (VAS); verify if companies listed on the CSI create more value for the market and society comparing to those which do not compose the CSI; and finally to verify the influence of the CSI in the value creation for the companies selected for sampling. The present moment may reveal the relevance of this research in which value creation narrowly focused on economic interests has been increasingly challenged. Therefore statistical tests for comparing means and panel data models were used, from 2011 to 2019. Considering the companies of the sample, statistical evidence showed that companies listed on the CSI created more value to the market comparing to those not listed, using EVA. Furthermore, increasing the equity results in decreasing the EVA of the companies listed on the CSI. When the value added to the market was measured by the MVA, although the statistical test for comparing means indicated a significant difference between the groups, after adding control variables, it has not been possible to confirm this result. Finally, no significant differences were found in value creation by VAD between companies listed and not listed on the CSI. However, when just those companies listed on the CSI are evaluated, companies using fewer resources from third parties create more value to distribute to society.
Subject: Responsabilidade social da empresa
Índices de mercado de ações
Mercado aberto
Operações
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/41892
Issue Date: 30-Jul-2021
metadata.dc.description.embargo: 30-Jul-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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