Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41904
Type: Dissertação
Title: Uso dos resultados de avaliação externa em escolas públicas de Sabará/MG
Authors: Mariza Schneider
First Advisor: Gladys Rocha
First Referee: Ana Maria Alves Saraiva
Second Referee: Raquel Márcia Fontes Martins
Abstract: Este trabalho, que integra uma pesquisa mais ampla denominada "Estilos e modos de organização do ensino”, visa compreender como escolas públicas de uma rede municipal de ensino utilizam os resultados de avaliação externa. Apesar de a discussão em torno da avaliação externa ainda esteja pouco presente nos cursos de Pedagogia, o debate sobre esse instrumento como estratégia para obtenção de informações sobre o aprendizado dos alunos tem sido ampliado. Orienta nossa discussão o entendimento de que, embora muitas vezes os resultados dessa avaliação possam ser usados como políticas de responsabilização da escola, eles podem ser apropriados, também, a serviço do ensino. Na investigação, realizamos um estudo de caso junto a duas escolas do município de Sabará/MG, com índices de desempenho altos e com níveis de rendimento socioeconômico distintos. A identificação dessas escolas se deu a partir da análise de resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais (Proalfa), na área de Língua Portuguesa, no período de 2015 a 2018, de todas as escolas da Rede de Sabará. Para tal, os dados de cada escola foram comparados entre si, observando-se, inicialmente, os índices de proficiência das escolas e a presença de certa estabilidade nos desempenhos ao longo do tempo. A opção por essa variável ancorou-se na hipótese de que a existência de regularidade e/ou progressão nos desempenhos estudantis em pelo menos três edições da avaliação indiciaria a presença, naquele contexto, de discussões e/ou de práticas mais recorrentes de usos de resultados de avaliações externas. Ao lado disso, procuramos articular os resultados aos indicadores de nível socioeconômico. O trabalho empírico envolveu a realização de visitas, observações diretas e entrevistas de 16 atores escolares, a saber, as diretoras, as especialistas de educação básica e as professoras do segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental. Com o intuito de obter uma caracterização mais fidedigna da Rede Municipal e verificar nossa hipótese acerca do uso de resultados de avaliações, aplicamos, ainda, um questionário on-line junto a gestores escolares das 27 escolas da rede de ensino que ofertam o primeiro segmento do Ensino Fundamental. Embora as escolas estejam situadas em contextos bastantes distintos e com público com perfis socioeconômicos também diferenciados, em ambas as escolas se verifica um trabalho pedagógico comprometido com o aprendizado dos alunos, com análises dos resultados de avaliações inicialmente, no âmbito da gestão e, em seguida, no âmbito pedagógico, com vistas às intervenções junto aos estudantes. Ao lado disso, verificou-se que algumas docentes demonstram ter certo desconhecimento acerca da metodologia adotada pelas avaliações. Por fim, a partir de dados obtidos em questão aberta do questionário e nas entrevistas, elaborou-se um produto educacional denominado um livreto e-book com Ideias-chave sobre avaliação externa, que discute aspectos relativos à avaliação no contexto do ensino e da escola.
Abstract: This work is part of a broader research called "Styles and modes of teaching organization" and it aims to understand how public schools in a municipal education system use the results of external evaluation. Although the discussion around external evaluation is still not common in pedagogy courses, the debate around that tool as a strategy for obtaining information about students' learning has been broadened. The present discussion is guided by the understanding that although the results of external evaluation can often be used as school accountability policies, they can also be used for teaching improvement. In this research, we conducted a case study with two schools in the municipality of Sabará/MG, with high performance indexes and distinct socioeconomic income levels. The identification of these schools was based on the analysis of the results of the Literacy Assessment Program of the State of Minas Gerais (Proalfa), in Portuguese Language, in the period from 2015 to 2018, of all schools in the Sabará network. To this aim, the data from each school were compared with each other, observing, initially, the proficiency rates of the schools and the presence of some stability in performances over time. The choice of this variable was anchored on the hypothesis that the existence of regularity and/or progression in student performance in at least three editions of the evaluation would indicate the presence, in that context, of discussions and/or more recurrent practices of using the results of external evaluations. In parallel, we tried to articulate the results with socioeconomic indicators. The empirical work involved visits, direct observations, and interviews of 16 school workers, namely, principals, specialists in basic education, and teachers of the second and third grades of elementary school. With the aim of obtaining a more reliable characterization of the Municipal Network and to verify our hypothesis about the use of evaluation results, we also applied an online questionnaire to school managers of the 27 schools in the educational network that offer the first segment of elementary education. Although the schools are located in very different contexts and have different socioeconomic profiles, in both schools there is a pedagogical work committed to student learning, with analysis of assessment results initially in the management context and then in the pedagogical context, with a view to interventions with students. In addition, it was verified that some teachers demonstrate a certain lack of knowledge about the methodology adopted by the evaluations. Finally, based on the data obtained in the open-ended questionnaire and in the interviews, an educational product was developed, called an e-booklet with Key Ideas on external evaluation, which discusses aspects related to evaluation in the context of teaching and school.
Subject: Avaliação educacional
Sistemas de escolas municipais -- Sabará(MG)
Escolas públicas - Organização e administração - Avaliação
Alfabetização - Avaliação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41904
Issue Date: 17-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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