Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41939
Type: Dissertação
Title: Um olhar para a História nos anos iniciais: concepções e práticas de ensino de História de professoras de uma Escola Municipal de Contagem
Authors: Elaine Costa Aguiar
First Advisor: Pablo Luiz de Oliveira Lima
First Co-advisor: Ana Paula Giavara
First Referee: Cláudia Starling Bosco
Second Referee: Juliana Miranda Filgueiras
Abstract: Este trabalho foi desenvolvido com vistas a compreender aspectos do ensino de História nos anos iniciais. Assim, como objetivo geral, por meio de um estudo de caso, pretendeu-se investigar concepções e práticas de ensino de História de cinco professoras, de turmas de 4º e 5º anos, de uma escola da Rede Municipal de Contagem. O trabalho de campo incluiu participação em reuniões escolares, observação participante nas aulas de História, conversas com pessoas da equipe escolar e as respostas das professoras participantes a um questionário. As anotações de campo e as fotografias de materiais diversos compuseram um diário de bordo. Almejou-se também compreender, por meio de estudo bibliográfico e de pesquisa por amostragem, realizada em janeiro de 2021 com 47 docentes dos anos iniciais, as principais características de um material didático que atenda as demandas de estudantes e professoras/es dos anos iniciais. Considerando que o conhecimento de natureza histórica é uma parte importante da cultura humana, quando socializado com crianças dos primeiros anos de vida pode ser permeado por estereótipos e preconceitos. Por outro lado, o conhecimento histórico especializado proveniente de investigação científica possui importância fundamental para a formação e o desenvolvimento emocional, cognitivo e intelectual dos indivíduos e seu acesso ocorre, especialmente, na escola. Desta forma, as professoras dos anos iniciais podem iniciar o processo de desconstruir entre as/os estudantes visões de uma História oficial, focada na formação da identidade nacional, e contribuir para a construção de representações sobre o passado que auxiliem na construção de identidades sociais e do pensar historicamente. Como resultados da investigação por amostragem, observou-se práticas de ensino interativas, dialógicas e focada nas/os estudantes e resquícios das concepções da História tradicional entre as professoras do estudo de caso. A Base Nacional Comum Curricular de História (BNCC) e o Referencial Curricular de Contagem parecem não contribuir para uma renovação no ensino de História. Em relação ao recurso didático, as/os professoras/es demandam um material interativo, com conteúdos contextualizados e linguagem que atenda pedagogicamente às necessidades das/os estudantes dos anos iniciais. De maneira geral, considera-se que os resultados desta investigação poderão contribuir para as discussões sobre conhecimento histórico, práticas de ensino de História, Didática da História, desenvolvimento profissional e valorização dos saberes docentes.
Abstract: This work aims to understand aspects of history teaching in the first years of Elementary School. Having a case study as a methodological approach its main objective was to investigate the conceptions and practices of history teaching of five teachers in 4th and 5th grade in a school of Contagem municipality. In order to collect data, the fieldwork had the researcher participating in school meetings, participant observation in history classes, conversation with the school team and responses from a questionnaire answered by participant teachers. Field notes and photographs of various materials was collected and organized as a logbook. In January 2021, a bibliographic study and research by sample with 47 teachers from the first years of Elementary School was carried out in order to understand the main characteristics of a didactic material that meets the demands of students and teachers. On one hand it is taken for granted that historical nature knowledge is an important part of human culture when socialized with children from the first years of life can be permeated by stereotypes and prejudice. On the other hand, specialized historical knowledge from scientific research has a key role for the formation and for the emotional, cognitive and intellectual development of individuals as well as their access occurs, especially, in school. Thus, teachers from the first years of Elementary School can begin with students the process of deconstructing visions of an official History focused on the formation of national identity and contribute to the construction of representation of the past that helps in the construction of thinking historically and of social identities. As results of the investigation by sampling, interactive, dialogical and teaching practices focused on the students was observed and remmant of the conceptions of traditional History among the teachers in the case study. The History National Common Core (BNCC) and Contagem Curricular Reference do not seem to contribute to a renewal in the teaching of History. In relation to the didactic resource, teachers demand an interactive material, with contextualized content and that pedagogically matches the needs of students in the first years of Elementary School. In general, it is considered that the results of this research can contribute to discussions about historical knowledge, history teaching practices, History Didactics, professional development and valorization of teaching knowledge.
Subject: História - Estudo e ensino( Ensino fundamental)
Professores de História - Prática de ensino
Contagem (MG) - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/41939
Issue Date: 13-Dec-2021
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