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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Treino específico da tarefa para a melhora do desempenho de passar de sentado para de pé em indivíduos após ave: uma revisão sistemática
Autor(es): Lorena Costa Ferreira
Primeiro Orientador: Aline Alvim Scianni
Primeiro Coorientador: Christina Danielli Coelho de Morais Faria
Resumo: Em indivíduos pós-AVE (acidente vascular encefálico), há uma limitação na execução da atividade de passar de sentado para de pé, e esta tarefa compõe uma das habilidades essenciais para a realização de AVDs (atividades de vida diária), mobilidade e independência do indivíduo. Atualmente existem inúmeros tipos de abordagens terapêuticas com o intuito de promover melhora do indivíduo pós-AVE, sendo o treino específico da tarefa uma das abordagens. O objetivo do presente estudo é, através de uma revisão sistemática, agrupar os efeitos do treino específico da tarefa de passar de sentado para de pé na melhora do desempenho desta atividade, e descrever detalhadamente os componentes deste treinamento. A busca na literatura foi realizada de janeiro a fevereiro de 2020, sem limites de data e idioma nas seguintes bases de dados: CENTRAL, Medline, PEDro e Lilacs. Como critérios de inclusão, buscaram-se estudos com delineamento de ensaios controlados, ensaios controlados quasi-aleatorizados e ensaios controlados aleatorizados que investigaram o efeito do treino especifico da tarefa na melhora do desempenho do passar de sentado para de pé em indivíduos pós-AVE. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada através da escala PEDro. Uma meta-análise foi realizada para investigar o efeito da intervenção. Quatro estudos foram selecionados para a presente revisão. A maioria dos estudos realizaram exercícios convencionais em ambos os grupos, e nos grupos de intervenção foram acrescidos o treino específico de passar de sentado para de pé. A dosagem das intervenções variou em frequência, de duas sessões ao dia a três vezes por semana, intensidade de 15 a 60 minutos por sessão e de duração de uma a 16 semanas. O treino específico da tarefa de passar de sentado para de pé piorou o desempenho dessa tarefa 0,23 (IC95% -0,28-0.74), comparado a nenhuma intervenção ou placebo (Figura 2). Contudo, esta diferença não foi estatisticamente significativa. Estudos futuros são necessários para confirmar os resultados desta revisão, que atualmente são baseados em um pequeno número de estudos com amostras pequenas.
Abstract: Stroke survivors may have limitations to standing up from a chair. This activity is essential to perform mobility daily activities independently. There are several therapeutic strategies aimed to improve this activity, including task-specific training. The purpose of this systematic review is to investigate the effects of the specific task training of sit-to-stand in improving the performance of the activity, and to describe the components of this training. Search was conducted from January to February of 2020, with no date or language restriction on the databases CENTRAL, Medline, PEDro and Lilacs. We included randomized controlled trials that investigated different interventions that aimed to improve the ability of sit-to-stand in individuals with stroke. The methodological quality of the studies was assessed using the PEDro Scale. A meta-analysis was performed to investigate the effect of the intervention. Four studies that filled in the eligibility criteria were included in this review. Most studies investigated the addition of task-specific training on conventional exercises, compared to conventional exercises only. In general, exercises were executed in 15 to 60 minutes, two times per day to five days per week, during one to 16 weeks. The immediate effect of sit to stand task-specific training on the performance of this task decreased the sit to stand performance SMD 0,23 (CI 95% -0,28-0.74), compared to no intervention or placebo, however this difference was not statistically significant. Future studies are essential to confirm the results of this review, which are currently based on a small number of studies with small samples.
Assunto: Acidentes vasculares cerebrais
Biomecânica
Reabilitação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Curso: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41943
Data do documento: 7-Mai-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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