Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41948
Type: Dissertação
Title: Ensino de ciências no contexto da Lei nº 10.639/2003 em tempos de pandemia do covid-19
Other Titles: Teaching sciences in the context of law nbr 10.639/2003 during the covid-19 pandemic
Authors: Valeriana Christina de Melo e Sousa
First Advisor: Marina de Lima Tavares
First Referee: Shirley Aparecida de Miranda
Second Referee: Juarez Melgaço Valadares
Abstract: Tendo como base a Lei Nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, essa pesquisa vai ao encontro das ações que visam fortalecer a perspectiva de uma formação em ciências implicada com a educação das relações étnico-raciais. Tem como objetivo propor possibilidades de compartilhamento de ideias, questionamentos e construções de compreensões entre professores e estudantes da educação básica sobre ciências em uma perspectiva antirracista e comprometida com as relações étnico-raciais. Para seu desenvolvimento, foram elaboradas propostas de atividades voltadas para estudantes de ciências do 3º ciclo da educação básica sobre a representatividade das mulheres negras na ciência, a reflexão sobre o racismo e a produção científica e os vírus, destacando o Sars cov-2, por estarmos desenvolvendo esse trabalho no contexto da pandemia do covid-19. As atividades foram apresentadas para professores de ciências do 3º ciclo/Fundamental II da rede municipal de Belo Horizonte em uma Oficina realizada de forma virtual, com três encontros de duas horas cada. Os encontros foram gravados e as falas transcritas e analisadas de modo a verificar as perspectivas dos participantes em relação às temáticas discutidas, assim como suas contribuições para as atividades propostas. Posteriormente, entrevistas foram realizadas com duas professoras participantes da Oficina para uma compreensão mais detalhada de suas trajetórias de formação pessoal e estudantil como mulheres negras e graduadas/pós-graduadas na área de ciências e sua prática docente, a partir de suas próprias construções identitárias. Como resultados da pesquisa, observou-se que as sugestões dos professores para as atividades envolveram propostas pedagógicas, relatos de experiências, sugestões de materiais e metodologias, possibilitando o enriquecimento da sequência de ensino apresentada. Já as ideias que se destacaram nas falas dos professores foram a visão estereotipada da ciência branca e eurocêntrica, os desafios de relacionar o ensino de ciências às temáticas raciais, o conceito biológico equivocado de raça e os efeitos sociais e históricos que isso implica, além da dificuldade de ter um trabalho coletivo junto com professores de outras disciplinas a respeito. A partir desses resultados e das vivências da própria pesquisadora, foram construídos três metatextos, na perspectiva da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2004), de modo a desenvolver as principais construções feitas pelos participantes da pesquisa. Como produto do trabalho, desenvolvemos um material para professores de ciências com uma proposta de atividades voltada para o Fundamental II visando promover uma educação antirracista, assim como, textos formativos e informativos sobre estratégias e outras temáticas a serem abordadas nas suas práticas, em convergência com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2006) instituída pela Resolução nº 1 de 17 de junho de 2004, em decorrência da Lei Nº 10.639/2003. Consideramos que esse trabalho e seus produtos contribuem para a educação básica e a formação de professores de ciências no combate ao racismo estrutural, a partir da construção de ações educadoras mais humanas e igualitárias.
Abstract: Based on law nbr 10639/2003, which declares that teaching Afro-Brazilian Culture and History is mandatory in both public and private elementary and high schools, this research is in line with actions that aim to strengthen the perspective of a scientific education that involves ethnic-racial relationships. Its objective is to propose possibilities for sharing ideas, doubts, and to establish discernment between teachers and basic education students regarding sciences in an anti-racist perspective that is committed to ethnic-racial relationships. To this end, the activities proposed were elaborated for Science students in the third cycle of middle-school regarding the representativeness of black women in science, a reflection on racism and scientific production and viruses, emphasizing Sars cov-2, since this paper is being developed in the context of the covid-19 pandemic. As the result of a Workshop directed at Science teachers from the third cycle/middle school (Fundamental II) of the municipal school district of Belo Horizonte, we carried out three, two-hour online meetings, attending the recommendations made by the World Health Organization, regarding social distancing in order to combat and control contamination by the coronavirus. These meetings were recorded and the dialogues transcribed and analyzed in order to check the perspectives of the participants in relation to the themes that were discussed, as well as their contributions toward the proposed activities. Subsequently, interviews were held with two teachers who had participated in the workshop in order to obtain a more detailed understanding of their personal and learning experiences as black women with graduate/post-graduate degrees in the area of Science and their academic practices, resulting from the construction of their own identities. From this research, it was observed that the teachers´ suggestions for the activities involved pedagogical postulations, accounts of experiences, materials and methodologies that allowed the enhancement of the sequence of lessons presented at the workshop. Whereas, the ideas highlighted in the teachers´ discourses were the stereotyped vision of white and Eurocentric science, the challenges of relating the teaching of science to racial themes, the mistaken biological concept of race, and the social and historical effects that this implies, as well as the difficulty to obtain a group effort with teachers of other subjects in this regard. From these results and the researcher´s own experiences, three metatexts were elaborated, following the perspective of the “Análise Textual Discursiva” - Moraes e Galiazzi (2004) (Discursive Textual Analysis by Moraes and Galiazzi, 2004), in order to develop the constructions created by the participants of this research during the workshop, through interviews and literature studies. As a result of this work, we developed material for Science teachers with a proposal of activities aimed at Fundamental II, in order to promote an anti-racist education, as well as formative and informative texts regarding strategies and other topics to be broached in these practices, in conjunction with the national curricular directives of Law 10639/03, “Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” (BRASIL, 2006) (Education of Ethnic-Racial Relations and for Teaching Afro-Brazilian Culture and History). We believe that this work and its outcome can contribute toward basic education and toward training Science teachers to combat structural racism, through the construction of more humane and egalitarian educational endeavors.
Subject: Brasil -- [Lei n. 10639, de 09 de janeiro de 2003]
Educação - Relações raciais
Educação - Relações étnicas
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/41948
Issue Date: 14-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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