Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42037
Type: Artigo de Periódico
Title: Um estudo sobre a situação profissional de egressos de cursos do PRONATEC no mundo do trabalho
Other Titles: A study on the professional situation of PRONATEC courses in the world of work
Authors: Alice Silva Cantão Dias
Cristiana Trindade Ituassu
Luiz Rodrigo Cunha Moura
Abstract: No contexto das políticas públicas relativas à educação profissional, destaca-se o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que envolveu um número expressivo de indivíduos e investimento relevante. Esta pesquisa descritiva e quantitativa, objetiva descrever a situação profissional de egressos de cursos do PRONATEC. 578 ex-alunos responderam questionários, analisados via estatística descritiva. Os resultados mostraram que parcela razoável de respondentes ainda se encontra fora do mundo do trabalho. Além disso, vários egressos que trabalham não atuam na área de formação do curso e o principal motivo apontado é a falta de oportunidade. Esses achados suscitam uma discussão a respeito do argumento segundo o qual a empregabilidade depende, essencialmente, da qualificação dos trabalhadores, pois evidenciam a existência de outros fatores que afetam a capacidade do indivíduo de conseguir um emprego.
Abstract: In the context of public policies regarding professional education, stands out the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) that involved significant amount of investments and people. This qualitative descriptive research aims to describe the profile of egress student of PRONATEC. An amount of 587 egresses answered a survey which were analyzed through descriptive statistics. The results show that a considerable number of respondents are out of job market. Besides, many egresses included on the job market are not working at their original course due to the lack of opportunity. An issue that should be emphasized is the feeling that employability is associated strictly with educational factors, because the results of this paper highlight that there are other factors that leads one to achieve and retain a job.
Subject: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Brasil)
Ensino profissional
Políticas públicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: DOI: https://doi.org/10.29367/issn.1809-3957.13.2018.155.51
URI: http://hdl.handle.net/1843/42037
Issue Date: Nov-2018
metadata.dc.url.externa: http://www.sodebras.com.br/edicoes/N155.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Sodebrás
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.