Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42051
Tipo: Dissertação
Título: Traçados de vida de jovens privadas de liberdade em Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Traces of life of young girls deprived of freedom in Minas Gerais
Autor(es): Tatiana Maria Marques Tironi
Primeiro Orientador: Luciana Assis Costa
Primeiro Coorientador: Maria João Leote de Carvalho
Primeiro membro da banca : Mónica Palacios Tolvett
Segundo membro da banca: Andrea Maria Silveira
Resumo: Apesar do crescimento acelerado do encarceramento feminino, esta pauta está presente de forma embrionária nas discussões acadêmicas e ainda ausente nos movimentos feministas. O objetivo do estudo foi compreender como as jovens em privação de liberdade representam e constroem o gênero feminino nas suas experiências do cotidiano, a partir de suas práticas e vivências, inclusive as práticas infracionais, em fase anterior a seu acautelamento. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou a História Oral como método de pesquisa. Participaram do estudo 12 jovens do gênero feminino que se encontravam em privação de liberdade no período de outubro a novembro de 2020, no Centro Socioeducativo São Jerônimo (CSESJ) da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (SUASE) do estado de Minas Gerais. As narrativas de vida foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo, a partir das quais emergiram seis temáticas: i. Dinâmica familiar: monoparentalidade, pobreza e violência doméstica; ii. Fragilidade do vínculo com a educação formal; iii. Vivências de exploração sexual e trabalho infantil; iv. Sofrimento mental e consumo de drogas; v. Escassez de atividades de lazer; vi. A influência masculina e o protagonismo feminino na infracionalidade. Constatou-se vivências de opressões, violências, desigualdades de classe e de gênero que evidencia a importância de uma compreensão interseccional sobre o fenômeno. Essa leitura relacional do cotidiano e das vivências ordinárias dessas jovens contribui teoricamente com o campo das ciências ocupacionais para a análise das atividades e práticas cotidianas imbricadas em uma tessitura social. Por fim, aponta a necessidade de ações e políticas públicas específicas para jovens, sensíveis ao gênero, para contribuir com a desconstrução das construções sociais estereotipadas e sexistas.
Abstract: Despite the rapid growth of female incarceration, such agenda is present in an embryonic form in academic discussions though yet absent in the feminist movements. The aim of the study was to figure the ways young women in deprivation of liberty represent and build the female gender in their daily experiences, based on their practices and experiences, including infractions, in a stage prior to their caution. It’s meant to be a qualitative study that uses Oral History as a research method. Twelve young females from Centro Socioeducativo São Jerônimo, whom were deprived of liberty from October to November 2020 took part in the study. Life narratives were analyzed using content analysis technique, from which six themes emerged: i. Family dynamics: single parenthood, poverty and domestic violence; ii. Fragility of the bond with formal education; iii. Experiences of sexual exploitation and child labor; iv. Mental suffering and drug use; v. Scarcity of leisure activities; vi: Male influence and female protagonism in infractions. Experiences of oppression, violence, class and gender inequalities, which highlights the importance of an intersectional understanding of the phenomenon, were observed as result. This relational reading of the daily life and ordinary experiences of those young women theoretically contributes to the field of occupational sciences for the analysis of daily activities and practices embedded in a social texture. Finally, it points out the need for specific public actions and policies for gender-sensitive youth, which contribute to the deconstruction of stereotyped and sexist social constructions.
Assunto: Políticas públicas
Mulheres
Isolamento social
Jovens
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42051
Data do documento: 5-Nov-2021
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