Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/42095
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comunidade ribeirinha do Bailique: a hermenêutica diatópica como instrumento de reconhecimento de identidade
Autor(es): Adriana Goulart de Sena Orsini
Simone Maria Palheta Pires
Resumen: Este trabalho propõe a análise da hermenêutica diatópica como método de tradução étnico cultural segundo a teoria crítica formulada por Boaventura de Sousa Santos, tomando como sujeito epistêmico o ribeirinho que vive na comunidade ribeirinha do Bailique, cidade de Macapá, Estado do Amapá. A pesquisa parte da hipótese que a cultura ribeirinha vem sendo silenciada durante toda modernidade, que é fundada em uma racionalidade eurocêntrica, ocidental, colonial e liberal, por isso, não admite qualquer experiência ou saber que não seja oriundo do centro, silenciando, assim, saberes periféricos. Pretende-se demonstrar a hermenêutica diatópica é um instrumento credível para o reconhecimento de saberes e direitos produzidos pelo “Sul” epistemológico, para tanto a racionalidade que sustentou o projeto de modernidade, deve ser cambiada para uma racionalidade cosmopolita de oposição que é pós-imperial. O presente estudo, cuja principal característica é a pesquisa exploratória etnográfica e descritiva pauta-se no método de abordagem indutivo, partindo de dados particulares e específicos para chegar a uma conclusão geral sobre o problema proposto. O modelo teórico utilizado será o empírico-argumentativo, por partir do estudo de relações sociais externas e internas do sistema. Utiliza-se, ainda, de uma abordagem qualitativa de pesquisa de campo, observação participante e entrevistas não estruturadas, para a coleta de dados que darão suporte à pesquisa.
Asunto: Hermenêutica (Direito)
Acesso à justiça
Identidade
Direitos ribeirinhos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: DIR - DEPARTAMENTO DE DIREITO DO TRABALHO E INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42095
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://ihgp.net.br/revista/index.php/revista/article/view/91
metadata.dc.relation.ispartof: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Comunidade ribeirinha do Bailique - a hermenêutica diatópica como instrumento de reconhecimento de identidade.pdf501.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.