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http://hdl.handle.net/1843/42127
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Reynaldo Maia Muniz | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3003733899113459 | pt_BR |
dc.creator | Sergio Miranda da Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0475273302369797 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T17:58:18Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31T17:58:18Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42127 | - |
dc.description.resumo | Tornou-se banal a queixa de que somos invadidos, submergidos pelo dispositivo ideológico de toda natureza que povoam os interesses da mídia e do poder, que notoriamente exploram e mapeiam esta palinódia. É um preconceito que devemos justificar, pelo menos em parte, que tal efeito tenha papel delineador deste produto de audiência e relacionamento de consumo. De fato, a vida moderna está muito associada ao estilo de vida do novo consumidor, mais do que pelas possibilidade das escolhas e desejos que a publicidade produz. A figurativização do objeto pela imagem publicitária garante a sua inserção no mundo cotidiano pelo seu entrelaçamento duálico entre ficção e realidade. O engodo publicitário encontra-se permeado por regras e padrões da industria da mídia que lhe conferem um caráter de imitação da realidade sob a perspectiva de um emissor que almeja que o receptor por meio da percepção, estabeleça uma relação afetiva e duradoura com a marca e o objeto de desejo. Dentro deste narcisismo social, onde o fato constrói-se pelo discurso e pela imagem que o enunciam, os meios de comunicação colaboram para a transmissão da mensagem publicitária através da democratização da cultura de massa para a massa. Essa afinidade entre mídia e propaganda possibilita a manutenção das formas de dominação comportamental e ideológica, pois confere ao homem a categoria de “coisa que consome”. Face à consolidação de seu formato, a produção dos chamados programas reality shows interage profundamente com a sociedade, possibilitando, com isso, ampliar o poder da mídia em construir uma nova sociabilidade ou na construção de novos valores para as coisas e seus significados. A corrente teórica que alicerça as abordagens do presente artigo, está relacionada ao que se convencionou chamar de Escola de Frankfurt e teve como principais filósofos: Max, Horkheimer, Theodor Adorno, Hebert Marcuse, Walter Benjamin, Jurgen Habermas, entre outros. Criada em 1923 a Escola de Frankfurt, centrou o seu objeto de estudo em torno da Indústria Cultural, e em postulados depreciativamente latejantes, sintetizados na premissa de que foi a "superestrutura e, em especial, os meios de comunicação de massas, que alteraram o normal percurso da história". | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Estratégica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.subject | Meios de comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject | Publicidade e reality show | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.title | A lógica cultural do capitalismo imaterial e o caráter dialético da comunicação: Uma análise das perspectivas da comunicação publicitária nos ambientes multinformacionais – seu futuro, valores, tendências e seu caráter transformador – o “ reality show ” | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Estratégica |
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Dissertação Sérgio 1902010.pdf | 446.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
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