Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/42286
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Adriane Vieira | pt_BR |
dc.creator | Marilia Alves | pt_BR |
dc.creator | Plínio Rafael Reis Monteiro | pt_BR |
dc.creator | Fernando Coutinho Garcia | pt_BR |
dc.creator | Daniela Soares Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-06T18:15:01Z | - |
dc.date.available | 2022-06-06T18:15:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 15 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 8 | pt_BR |
dc.citation.epage | 24 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-6975 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42286 | - |
dc.description.abstract | The objective of this paper is to present the development and validation process of a scale to assess the professional perception, through the confrontation between self and heteropercepção. The sample consisted of final year students of nursing. In the exploratory stage were conducted thirteen interviews and a panel of experts. In the second stage, two hundred forty-three students answered the questionnaire. After purification of the base, the dimensionality was assessed by means of exploratory factor analysis, resulting in a range of eighty-four items. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é apresentar o processo de construção e de validação de uma escala para analisar a identidade de uma categoria profissional, por meio do confronto entre auto e heteropercepção. A amostra foi composta por estudantes do último ano do curso de enfermagem. Na etapa exploratória, foram realizados um painel de especialistas e treze entrevistas. Na segunda etapa, duzentos e quarenta e três estudantes responderam o questionário. Após depuração da base, avaliou-se a dimensionalidade por meio da análise fatorial exploratória, resultando em uma escala com 41 itens, distribuídos em nove dimensões: dedicação, esforço, ética, tecnicidade, dinamismo, inovação, reconhecimento, realização, subordinação. As médias das dimensões de autopercepção foram maiores que as de heteropercepção, indicando que os estudantes apresentam autopercepção mais positiva do que a imagem que acreditam que a sociedade tem de sua profissão. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA | pt_BR |
dc.publisher.department | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Administração Faces Journal | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Escala | pt_BR |
dc.subject | Autopercepção | pt_BR |
dc.subject | Heteropercepção | pt_BR |
dc.subject | identificação | pt_BR |
dc.subject.other | Profissão | pt_BR |
dc.subject.other | Autopercepção | pt_BR |
dc.title | Construção de uma escala de auto e heteropercepção profissional | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction of the self and hetero-perception scale | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://revista.fumec.br/index.php/facesp/issue/view/257 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Construção de uma escala de auto e heteropercepção profissional.pdf | 567.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.