Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42287
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maurício Alves Loureiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9480268986413015pt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Dourado Freirept_BR
dc.contributor.referee2Aluizio Barbosa de Oliveira Netopt_BR
dc.contributor.referee3Marcelo Penido Ferreira da Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Sérgio Freire Garciapt_BR
dc.creatorArícia Marques Ferigatopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393134676493908pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T18:21:18Z-
dc.date.available2022-06-06T18:21:18Z-
dc.date.issued2020-03-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42287-
dc.description.abstractThe present work proposed to investigate relationships between durations and body gesture in the performance of concert harp students seeking to understand how it achieves technical excellence and expressive control of performance in the concert harp. For such investigation, an experimental protocol was developed for an exploratory case study where the performances of 2 concert harp students from the harp bachelor's course were analyzed. From a collection of multimodal data of audio, video, motion capture and interviews, we sought to describe the relationship between changes in tempo and body gestures in the executions, as well as to verify a possible influence of metacognitive aspects of the participants in the evolution process of the consistency and coherence in the relationship between body gesture and musical content.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propôs investigar relações entre durações e gesto corporal na performance de estudantes de harpa de concerto buscando compreender como ele atinge a excelência técnica e de controle expressivo da performance na harpa de concerto. Para tal investigação foi desenvolvido um protocolo experimental para estudo de caso exploratório onde foram analisadas as performances de 2 estudantes de harpa de concerto alunos do curso de bacharelado em harpa. A partir de uma coleta de dados multimodal de áudio, vídeo, captura de movimento e entrevistas buscou-se descrever a relação entre variações de andamento e gestos corporais nas execuções, assim como verificar uma possível influência de aspectos metacognitivos dos participantes no processo de evolução da consistência e coerência na relação gesto corporal e conteúdo musical.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariações de andamentopt_BR
dc.subjectDuraçõespt_BR
dc.subjectgesto corporalpt_BR
dc.subjectHarpa de concertopt_BR
dc.subjectEstudantes de harpa de concertopt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica para harpapt_BR
dc.subject.otherGestos na músicapt_BR
dc.titleRelações entre durações e gesto corporal na performance de estudantes de harpa de concertopt_BR
dc.title.alternativeRelations between durations and body gesture in concert harp students performancept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.