Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42296
Type: Artigo de Periódico
Title: Avaliando a qualidade de serviços em museu: validação e teste de escala
Other Titles: Evaluating museum service quality: a scale validation and test
Authors: Mariana de Freitas Coelho
Marlusa de Sevilha Gosling
João Albino Silva
Júlio Mendes
Kelly Cristine Oliveira Meira
Abstract: Museus, em muitos casos, são reconhecidos como espaços de lazer, entretenimento e turismo. Investigar as dimensões da qualidade de serviços em museus pode auxiliar no entendimento da satisfação dos visitantes de museus e melhorar a qualidade da experiência dos mesmos. O objetivo do artigo foi o de investigar as dimensões da qualidade percebida no Espaço do Conhecimento UFMG6, inaugurado em 2010 e parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, propondo e validando uma escala. A metodologia foi quantitativa, utilizando a análise fatorial. A coleta de dados se deu por meio de questionário auto aplicado, totalizando 617 questionários. Dentre os resultados tem-se que a qualidade de serviços possui ao menos quatro dimensões: (1) qualidade da informação, (2) atendimento, (3) comunicação e (4) aspectos tangíveis. A última variável merece maior atenção dos gestores de museus, por ser a mais saliente dentre as outras.
Abstract: Museums are places which offer leisure, entertainment and tourism opportunities. Investigating the service quality dimensions in museums help researchers and managers to better understand visitors’ satisfaction and therefore, enhance their experience. The purpose of this paper was to elucidate the perceived quality dimensions’ of a local museum at Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, proposing and validating a scale. The research methodology applied was quantitative and 617 visitors were surveyed. Data were compiled using Exploratory Factor Analysis to reveal the perceived quality dimensions. Results showed that there are at least four dimensions concerning the museum service quality, named: (1) quality of information, (2) customer service, (3) communication and (4) tangible aspects. The fourth dimension deserves greater attention by museums’ managers, since it was the most salient one.
Subject: Museus
Entretenimento
Lazer
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42296
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4061
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Rosa dos Ventos
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliando a qualidade de serviços em museu validacao e teste de escala.pdf896.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.