Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42414
Type: Artigo de Evento
Title: Características dos cursos de ciências contábeis classificados no ranking universitário Folha 2015
Authors: Karla luisa costa e costa
Carolina Moreira Pereira
Valéria Gama Fully Bressan
Abstract: Este artigo versa sobre as características dos cursos de Ciências Contábeis e das Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam os cursos, classificadas no Ranking Universitário Folha (RUF). Esse estudo tem por objetivo analisar as IES da área de Ciências Contábeis, por meio da matriz curricular, características do curso ofertado e das instituições. Para a realização da pesquisa foi utilizada a técnica de análise multivariada cluster de forma a agrupar as instituições pesquisadas. Para efetuar tal procedimento, foram selecionadas as 30 primeiras colocadas no RUF e 30 variáveis foram consideradas representando as características dos cursos e das IES pesquisadas. Dentre os resultados, destacam-se: a existência de três clusters, representando 67%, 30% e 3% do total de IES pesquisadas, respectivamente. Como resultado foi identificado que entre as variáveis pesquisadas não houve uma diferença significativa entre as primeiras colocadas. Os cursos apresentam similaridades nas matrizes curriculares, uma vez que para todos os grupos de disciplinas analisadas a média foi muito próxima. Assim, a matriz curricular não é um determinante para que as instituições sejam classificadas em clusters diferentes, uma vez as matrizes curriculares não são divergentes em termos de distribuição das disciplinas pelas áreas analisadas. Assim, os resultados obtidos foram bem homogêneos, o que permite concluir que na amostra pesquisada, as IES são muito semelhantes em relação à matriz curricular e infraestrutura. Os achados podem contribuir para o conhecimento das instituições que ofertam cursos de Ciências Contábeis, como possibilidade de auto-reflexão visando melhorias. Salienta-se como recomendações para futuros estudos, a utilização de todas as instituições classificadas no RUF, a fim de identificar se tais variáveis utilizadas nesta pesquisa pode apresentar resultados diferentes para outras amostras. É importante destacar que no estudo utilizou-se de uma técnica exploratória dos dados, dessa forma, sugere-se que novas metodologias sejam testadas.
Subject: Ciências Contábeis
Ensino superior - Avaliação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42414
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2016/paper/view/2181
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2016
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.