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http://hdl.handle.net/1843/42485
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Sara de Pinho Cunha Paiva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6429638049775011 | pt_BR |
dc.creator | Cibele Vieira Feital | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3342074303215397 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T11:29:55Z | - |
dc.date.available | 2022-06-14T11:29:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42485 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação analisou como os homens e as masculinidades foram representadas em imagens presentes em campanhas publicitárias das décadas de 1950 e 2000 e como essas trouxeram ou não características e configurações de identidades que podem influenciar as violências cometidas contra as mulheres. Objetivou, além disso, compreender se a representação dos homens se assemelhava ou não em décadas tão distintas social, cultural e historicamente e em que medida a observação de algumas categorias de identidades puderam ter variado ou não. Nesse sentido, usando a pesquisa documental, a iconologia e a análise de conteúdo se analisou e refletiu sobre a produção e publicação de cinco peças publicitárias de cada período (1950-1959 e 2000-2009) que expressaram e contribuíram para a formação de estereótipos e hegemonias acerca das masculinidades e como isso pode estar relacionado com as violências contra as mulheres. As reflexões feitas permitiram delinear algumas conclusões: as imagens fornecem informações (ainda que apropriadas, controladas, objetificadas, fragmentadas e, sobretudo, reificadas, daquilo que foi experienciado no real), mas também modificam e ampliam nossas ideias sobre o que vale a pena olhar e sobre o que temos o direito de observar. A partir das análises feitas, foi possível explicitar também que imagens contidas em peças publicitárias ao longo das décadas de 50 do século XX e da primeira década dos anos 2000 variaram pouco no que tangem aos enquadramentos dos homens e suas categorias de identidades e contribuíram e reforçaram para a propagação e massificação de vertentes das masculinidades que corroboram para as violências contra as mulheres. As imagens podem reforçar e desenvolver uma posição moral e ética – especialmente diante da inexistência de uma consciência política apropriada – portanto, o uso de imagens nas quais os masculinos são mostrados, compartilhados e publicizados como detentores de atributos que contribuem para abusos, violências e dominação impostas às feminilidades deve ser punido e banido. É preciso educar para que as pessoas consigam ler, questionar e formular novos conceitos. É urgente se responsabilizar pelas imagens que são criadas e compartilhadas e, especialmente, sobre os efeitos que as mesmas produzem sobre as vidas e as existências, pois sabe-se que é a partir da crítica às imagens que surgem as imagens críticas, demolidoras do binarismo e da hegemonia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Décadas de 1950 e 2000 | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.subject | Masculinidades | pt_BR |
dc.subject | Violências contra as mulheres | pt_BR |
dc.subject.other | Publicidade | pt_BR |
dc.subject.other | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject.other | Violência contra a Mulher | pt_BR |
dc.title | Representações de masculinidades em imagens publicitárias e violências contra as mulheres nas décadas de 1950 e 2000 | pt_BR |
dc.title.alternative | Representations of masculinities in advertising images and violence against women in the 1950s and 2000s | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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