Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42552
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Políticas públicas para carreira de professor no município de Betim, MG
Autor(es): Lídia Rodrigues de Oliveira
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Resumo: O artigo aborda uma investigação realizada durante o curso de especialização em docência na Educação Infantil promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso que vislumbrou compreender as políticas públicas para a Educação Infantil no município de Betim (MG), focalizando as tensões e os dilemas para consolidar a carreira de professor da educação infantil nessa rede pública de ensino. A compreensão do objeto de estudo demandou contextualizar historicamente como vêm se estabelecendo as políticas para a educação infantil em âmbito nacional e local, e contemplou como metodologia a análise documental. As tensões e dilemas analisados perpassaram os seguintes aspectos: diferenciação da constituição da carreira para rede pública e a ausência de um plano de carreira para a rede conveniada, pagamento do piso nacional, jornada de estudo, e dissociação entre o cuidar e educar.
Assunto: Educação básica
Professores - Formação
Professores de educação infantil
Educação pré-escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/42552
Data do documento: Abr-2017
metadata.dc.url.externa: https://rbeducacaobasica.com.br/politicas-publicas-para-carreira-de-professor-no-municipio-de-betim-minas-gerais-mg/
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação Básica
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.