Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/42582
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ariadne Beatriz Medina Lopes Martins | pt_BR |
dc.creator | Rúbia Karoline Aparecida Vieira | pt_BR |
dc.creator | Seme Gebara Neto | pt_BR |
dc.creator | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T19:21:36Z | - |
dc.date.available | 2022-06-21T19:21:36Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.citation.spage | 231 | pt_BR |
dc.citation.epage | 240 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788567869339 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42582 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo refere-se ao Projeto de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais denominado Descobridores da Matemática - Olimpíada de Matemática para Crianças, que propõe um trabalho conjunto entre o Instituto de Ciências Exatas-ICEx mais especificamente como o Departamento de Matemática, Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (CP/EBAP) e a Faculdade de Educação (FaE/UFMG), com foco nas crianças que cursam do 3º ao 6º ano do ensino fundamental. O projeto prevê a pesquisa, análise e criação de problemas e desafios adequados à faixa etária, análise das estratégias desenvolvidas pelas crianças para resolvê-los e análise de sua utilização em sala de aula, abrangendo assim atividades de ensino, pesquisa e extensão. As ações realizadas envolvem professores das unidades citadas, alunos de graduação, especialmente licenciandos em Matemática e Pedagogia. Além disso, dentre os objetivos específicos do projeto destaca-se a construção de um banco de possibilidades de desafios e problemas a ser disponibilizado para docentes das redes de ensino interessadas. A metodologia de trabalho é experimental e compreende etapas como: a) encontros semanais em que os graduandos selecionam ou criam desafios/problemas matemáticos que são compartilhados com seus respectivos orientadores (professores do CP e do ICEx); b) aplicação dos desafios/problemas selecionados para os grupos de crianças e adolescentes do CP, organizados em pequenos grupos denominados GTDs – grupo de trabalho diferenciado; c) análise das soluções e estratégias produzidas pelos estudantes em encontros de formação geral em que os coordenadores e licenciandos discutem e sistematizam o conhecimento produzido; d) divulgação dos resultados por meio de publicações e participação em eventos científicos. Dentre os debates que permeiam as ações formativas destaca-se as metodologias e formas de organização do trabalho pedagógico aspectos que merecem destaque e serão priorizadas no presente artigo. Espera-se que, estas reflexões possam contribuir para consolidar algumas pistas para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Problemas matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial e continuada de professores | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Desafios e problemas no ensino fundamental: a experiência do Projeto de Extensão Descobridores da Matemática - Problemas de Olimpíada de Matemática para Crianças | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/ | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-4646-3460 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Desafios e problemas no ensino fundamental_ a experiência do projeto de extensão descobridores da matemática - olimpíada de matemática para crianças.pdf | 389.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.