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http://hdl.handle.net/1843/42586
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ivangilda Bispo Dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T22:02:17Z | - |
dc.date.available | 2022-06-21T22:02:17Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.citation.spage | 343 | pt_BR |
dc.citation.epage | 353 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788567869339 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42586 | - |
dc.description.resumo | O contexto social brasileiro é marcado em sua história por uma matriz de significados que rejeitam ou estereotipam o protagonismo de determinados sujeitos, povos e culturas. Esse fato se faz presente inclusive em instituições como a escola. O presente artigo está vinculado ao projeto de ensino, pesquisa e extensão denominado Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre Educação Básica, que atua com a formação de docentes e discentes para a implementação da Lei 10.639/03. Com o objetivo de contribuir com práticas pedagógicas que visem potencializar uma formação humana com base no respeito e valorização da diversidade sociocultural e étnica, desenvolvemos uma sequência didática em duas turmas do primeiro ano, do 1º Ciclo de Formação Humana, do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. As aulas foram desenvolvidas de maneira interdisciplinar, com destaque para a História e a Arte, o uso de biografias, mapas e imagens de arte negra e indígena – pinturas e desenhos – que representam a infância no século XX e no século XXI. A diversidade sociocultural brasileira foi introduzida, retomada, trabalhada e consolidada como temática central. Foi possível identificar as percepções das crianças sobre o mundo, desconstruir preconceitos, e demonstrar a pluralidade das identidades individuais e coletivas. Os estudantes participaram de várias atividades, tal como o desenho e a confecção e releitura de obras de arte por meio da pintura; desenvolvendo a capacidade expressiva e reflexiva. Cabe ressaltar, que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), as Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), e a Lei 11.645/2008 foram utilizados como fundamento teórico-metodológico, além de outros estudos como: Friedrich Froebel (2001), Antoine Prost (2008), Renata Felinto (2017), Frantz Fanon (2011), Abramowicz e Oliveira (2012). Esta iniciativa destaca-se por buscar a ressignificação e revalorização de determinadas representações e narrativas sobre os indígenas, os africanos e seus descendentes no Brasil. O trabalho, baseado no diálogo e na autonomia das crianças, fortaleceu a compreensão de que a escola tem um papel fundamental na formação humana e na construção de uma educação antirracista para a redução das desigualdades na sociedade contemporânea. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Pluralismo cultural | pt_BR |
dc.title | Infância e relações étnico-raciais: (re)significações a partir da história e da arte em turmas do 1º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/ | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0003-3754-3212 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-4646-3460 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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Infância e relações étnico-raciais_(re)significações a partir da história e da arte em turmas do 1º ano do ensino fundamental.pdf | 290.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
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