Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42601
Type: Artigo de Periódico
Title: O processo de construção identitária em organizações: uma releitura sobre identidade
Other Titles: The process of identity building in organizations: a re-reading on identity
Authors: André Felipe Vieira Colares
Luiz Alex Silva Saraiva
Abstract: O presente caso de ensino busca explorar o estudo das identidades pessoal, social, no trabalho e nas organizações. A identidade pessoal não é constituída apenas pelas escolhas isoladas dos indivíduos, tendo o contexto, os agentes sociais e as instituições grande influência neste processo. E é com base na história da vida de Marko Zikyr que este trabalho se desenvolve. Aos seus vinte e poucos anos e homossexual, foi aprovado em um processo seletivo de uma multinacional com escritório na capital mineira. Passados alguns meses nesse novo contexto, Marko pôde começar a constituir-se – sua identidade pessoal começa a criar traços de emancipação. Seu comportamento, modo de se portar e visão do ser gay se modificaram. No entanto, em seu trabalho, a organização não aceitava que empregados em altos cargos fossem homossexuais, de maneira a “preservar” a imagem da empresa. Marko passou então a viver um dilema – “parecer” ou “não parecer” gay, eis a questão – que ia além da sua imagem, e dizia respeito à sua própria identidade. Após diversas situações, para continuar o emprego, Marko aceitou as condições impostas por seu superior, adequando-se à heteronormatividade.
Abstract: This teaching case study explores the study of personal, social, work and organizational identities. Identity does not consist only of individuals’ isolated choices, but is also heavily influenced by social agents and institutions. This case study developed in this work is the life story Marko Zikyr. In his early twenties, as a homosexual, Zikyr successfully passed a selection process to work for multinational company in the city of Belo Horizonte, the capital of Minas Gerais. After a few months in his new environment, Marko started to constitute himself – his personal identity begun to take on traces of emancipation. His behavior, his way of being, and his view of what it means to be a homosexual began to change. However, the company he worked did not accept “gay” employees in top positions. Through this policy, it believed it was “protecting” its business image. So Marko had a dilemma – whether to "look gay” or not, that was the question – which went beyond his image, raising issues of his identity. After going through several situations, in order to keep his job Marko agreed to accept the conditions imposed by his superior, adapting himself to heteronormativity.
Subject: Organização
Identidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14210/alcance.v23n4(Out-Dez).p568-577
URI: http://hdl.handle.net/1843/42601
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.univali.br/index.php/ra/article/view/6418
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Alcance
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