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http://hdl.handle.net/1843/42639
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Alexandre Fagundes Faria | pt_BR |
dc.creator | Arnaldo de Moura Vaz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T21:57:18Z | - |
dc.date.available | 2022-06-23T21:57:18Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.volume | 23 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 266 | pt_BR |
dc.citation.epage | 294 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p266 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-8795 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42639 | - |
dc.description.resumo | Governos, entidades e pesquisadores propõem a promoção de experiências escolares que deem aos estudantes oportunidade de mobilizar o pensamento científico, isto é: de usarem conhecimentos de domínio específico e estratégias de domínio geral. Observamos estudantes em situações regulares de sala de aula e tomamos como objeto de investigação suas experiências de pensamento científico. O objetivo da pesquisa foi caracterizar essas experiências de pensamento científico de dois grupos de estudantes que se envolveram na resolução de tarefas sobre dinâmica newtoniana. Participaram 19 voluntários, de 15 a 17 anos, dos cursos técnicos de nível médio em eletrônica e informática de uma escola técnica federal localizada em Belo Horizonte. As atividades propostas aos estudantes são parte regular do curso de Física desde 2010. Não houve intervenção especial para condução da pesquisa. A coleta de dados foi feita durante as aulas com gravações em áudio e vídeo; notas de observação de campo; e fotografias de cadernos dos estudantes e de pôsteres elaborados para apresentação em classe. Selecionamos para análise dois grupos de quatro estudantes, escolhidos com base na sua assiduidade. Transcrevemos episódios em que identificamos experiências de pensamento científico. Essas transcrições, as notas de campo e as fotografias foram trabalhadas no processo de análise dos dados. Para analisar os dados, recorremos à Teoria da Experiência de John Dewey. Nossos resultados indicam que os dois grupos tiveram experiências educativas, mas elas foram qualitativamente distintas. Essa distinção na qualidade das experiências decorre das diferentes maneiras como os estudantes interagiram com as condições dadas para o desenvolvimento das tarefas. Informações adicionais são dadas sobre as circunstâncias escolares em que a pesquisa foi conduzida para melhor avaliação da qualidade dos seus resultados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICX - DEPARTAMENTO DE FÍSICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Investigações em ensino de ciências | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Estratégias de Raciocínio | pt_BR |
dc.subject.other | Pensar e pensamento científicos | pt_BR |
dc.subject.other | Tutoriais de Física Introdutória | pt_BR |
dc.title | Experiências de pensamento científico em aulas de física | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1058 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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2018_Experiências de pensamento científico em aulas de física.pdf | 924.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
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