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Type: Dissertação
Title: Propostas de atividades com estratégias metodológicas diversificadas para a alfabetização científica sobre enteroparasitoses humanas
Authors: Amélia Esteves Ribeiro
First Advisor: Maria Aparecida Gomes
Abstract: Diante de conteúdos extensos e estratégias didáticas pouco eficazes, cabe ao docente o enfoque de temas pertinentes e a escolha de novas estratégias que permitam a alfabetização científica. Assim, temas relacionados à saúde devem ser priorizados no ambiente escolar como forma de proporcionar melhorias nas condições de vida ao capacitar os indivíduos para as ameaças eventuais à saúde. Por essa razão, as parasitoses intestinais, consideradas doenças negligenciadas pela Organização Mundial de Saúde, requerem destaque. Ademais, a utilização de estratégias metodológicas ativas prova-se eficiente ao proporcionar aos alunos a possibilidade de construção do conhecimento. Este trabalho teve como objetivo a elaboração de atividades sobre enteroparasitoses, que serão disponibilizadas para professores de Biologia trabalharem com alunos do Ensino Médio. Foram desenvolvidas atividades com viés investigativo para a elaboração de um produto educacional, a fim de promover a alfabetização científicas dos discentes. A análise e a avaliação do produto foram realizadas por 44 professores de Biologia matriculados no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) no ano de 2018. A coleta dos dados foi feita por meio de um questionário online. O produto educacional foi considerado apropriado para ser aplicado no Ensino Médio por 93,2% dos entrevistados, por considerarem o tema relevante e as atividades adequadas para esta faixa etária. 97,7% dos professores entrevistados avaliaram que as atividades serão capazes de desenvolver o protagonismo dos alunos. 68% dos entrevistados apontaram as atividades com alguma inovação e 59 % indicaram que elas possuem viés investigativo. 95,5% dos professores julgaram as atividades viáveis por utilizarem materiais de fácil acesso. De acordo com 86,4% dos professores, com a execução das propostas de atividades do produto educacional, os alunos serão capazes de compreender de forma integral o significado dos conceitos aprendidos, aplicando-os em situações do cotidiano.
Abstract: In the face of the extensive content and ineffective teaching strategies, it is up to the teacher to focus on relevant topics and choose new strategies that allow scientific literacy. In this regard, health related subjects should be prioritized as a way of improving students' life conditions by preparing them to face potential health risks. For this reason, intestinal parasitic diseases, considered by the World Health Organization as neglected diseases, require emphasis. Furthermore, the use of active methodological strategies is proven to be efficient to provide the possibility of building solid knowledge. This work aimed at the development of enteroparasitic activities, which will be made available to high school Biology. Thus, activities with an investigative bias were developed for the elaboration of an educational product, in order to promote students' scientific literacy. The analysis and evaluation of the product were carried out by 44 Biology teachers, enrolled in the Professional Master's Degree in Biology Teaching (PROFBIO) in 2018. Data collection was performed using an online questionnaire. After evaluations, the educational product was considered appropriate to be applied in high school by 93.2% of the interviewees, as they considered the topic relevant and the activities suitable for this age group. In addition, to 97.7% of the teachers the activities will be able to guarantee the students’ protagonism. 68% of the interviewees indicated the activities have some innovation and 59% indicated that they have an investigative bias. Further, 95.5% of the teachers considered the activities feasible for they required easily accessible materials. According to 86.4% of evaluators, with the execution of the proposed activities, students will be able to fully understand the meaning of the concepts learned, applying them in everyday situations.
Subject: Ensino - Biologia
Aprendizagem Baseada em Problemas
Enteropatias Parasitárias
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42692
Issue Date: 29-Oct-2020
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