Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42707
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O discurso gerencialista e a construção de ideais estéticos femininos e masculinos
Autor(es): Juliana Cristina Teixeira
Denis Alves Perdigão
Alexandre de Pádua Carrieri
Resumo: A estética se relaciona ao conhecimento sensível, às percepções, sensações ou juízo estético, sendo esse último sentido o especificamente adotado neste artigo. Falamos da expressão estética do trabalho representado pelo sujeito trabalhador. Questionamos o que torna esse sujeito “sensual” para um discurso gerencialista no que se refere à estética ligada à aparência e ao comportamento. Nossa questão é: qual é a estética idealizada nos discursos gerencialistas? Como referencial teórico, trazemos uma discussão crítica a respeito dos discursos gerencialistas e a construção da imagem de sucesso; e sobre a construção social de feminilidades e masculinidades. Por meio de uma pesquisa qualitativa e do método de Análise do Discurso, analisamos o discurso gerencialista de uma empresa do setor automobilístico e observamos que os corpos dos sujeitos são disciplinados como corpos profissionais por meio da construção de ideais estéticos associados à imagem gerencialista do profissional de sucesso; e a feminilidades e masculinidades hegemônicas.
Assunto: Organização administrativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42707
Data do documento: 2016
metadata.dc.relation.ispartof: Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
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