Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42725
Type: Dissertação
Title: Fenótipos cognitivos e perfil funcional de pacientes com demência inicial por doença de Alzheimer
Authors: Bruna Fulgencio Dias
First Advisor: Maria Aparecida Camargos Bicalho
First Co-advisor: Jonas Jardim de Paula
First Referee: Bernardo de Mattos Viana
Second Referee: Leonardo Cruz de Souza
Abstract: Novas tecnologias ajudam o diagnóstico biológico da demência de Alzheimer a torná-lo mais preciso ao longo dos anos. Entretanto, o estabelecimento de prognóstico de cada caso ainda é um grande desafio, pois existem diversos perfis cognitivos em um mesmo diagnóstico. Também, não há um padrão bem definido para um perfil cognitivo que prediz de forma clara os prejuízos futuros da funcionalidade. Nesse sentido, uma melhor compreensão sobre os fenótipos cognitivos pode auxiliar a estabelecer o prognóstico provável da Demência de Alzheimer. Objetivo: Este trabalho visa identificar perfis cognitivos, com base no padrão neuropsicológico, de pacientes com Demência de Alzheimer provável, considerando pacientes da variante amnéstica em estágio inicial, e comparar seus desfechos funcionais. Metodologia: O estudo foi realizado com 134 participantes de ambulatório de referência de comprometimento cognitivo leve e demência. Foi realizada avaliação neuropsicológica completa, avaliando os domínios: Memória, Funções Executivas, Linguagem, Atenção Simples/Velocidade de Processamento e Habilidades Visuoespaciais. Além disso, foram avaliados os desfechos funcionais referentes ao autocuidado e atividades instrumentais. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma análise de agrupamento dos dados com o desempenho dos participantes durante a avaliação cognitiva, pelo método hierárquico Ward. Resultados: A análise dos dados sugeriu a existência de cinco subgrupos cognitivos. A comparação geral, realizada pelo teste de Kruskal-Wallis, sugere que os agrupamentos encontrados diferem nos instrumentos da avaliação neuropsicológica. Os fenótipos cognitivos variam em relação às habilidades comprometidas e/ou preservadas, assim como à gravidade do comprometimento. Os fenótipos cognitivos encontrados apresentaram diferenças em relação ao nível de escolaridade. Observou um nível de educação formal mais baixo no fenótipo cognitivo com comprometimento global acentuado e uma educação formal mais alta nos perfis com prejuízo menos acentuado. A comparação dos prejuízos funcionais por meio da Escala Geral de Atividade de Vida Diárias indicam que os perfis cognitivos encontrados se diferenciam em atividades básicas, mas não em atividades instrumentais. Conclusão: Existem distintos perfis cognitivos nos pacientes com demência devido à doença de Alzheimer. Nesse sentido, este estudo identificou cinco principais perfis que se diferenciam em relação ao nível de escolaridade, gravidade dos sintomas e habilidades comprometidas. Os perfis diferenciam em relação às atividades básicas, mas não em atividades instrumentais. Além disso, o modelo proposto sugeriu que o comprometimento na realização de atividades básicas diferiu em relação à escolaridade e declínio leve ou mais pronunciado. Principalmente na avaliação: habilidades visuoespaciais, processos atencionais simples/velocidade de processamento e planejamento.
Abstract: New technologies have helped the biological diagnosis of Alzheimer’s dementia to make it more accurate over the years. However, establishing the prognosis for each case is still a significant challenge, as there are different cognitive profiles in the same diagnosis. Also, there is no well-defined standard for a cognitive profile that predicts future impairment of functionality. In this sense, a better understanding of cognitive phenotypes can help establish prognosis of Alzheimer’s dementia. Objective: Identify cognitive subtypes based on the neuropsychological assessment results of patients with probable Alzheimer’s dementia and compare their functional impairment. Method: The study comprised 134 participants with Alzheimer disease recruited from the reference center with mild cognitive impairment and dementia. We conducted a complete neuropsychological assessment evaluating the domains: memory, executive functions, language, simple attention/processing speed, and visuospatial abilities, and the assessment of self-care, domestic and complex activities of the activities of daily living. We performed a cluster analysis using Ward’s Hierarchical Method. Results: Data analysis suggested the existence of five cognitive subgroups. The general comparison, performed by the Kruskal-Wallis test, suggests that we found the groups to differ in the neuropsychological assessment instruments. Cognitive phenotypes vary about impaired and/or preserved ability, as well as the severity of impairment. The cognitive phenotypes found differentiated about education, observed a lower level of formal education in the cognitive phenotype with accentuated global impairment and a higher formal education in the profiles with less accentuated impairment. Comparison of expected impairments using the General Activities of Daily Living Scale shows that the cognitive profiles found to differ in basic activities, but not in instrumental activities. Conclusions: There are different cognitive profiles in patients with Alzheimer’s disease. In this sense, this study identified five cognitive subgroups that differ in terms of symptom severity and impaired abilities. Cognitive phenotypes differ in relation to basic activities, but not in instrumental activities. In addition, the proposed model suggested that the impairment in performing basic activities differed in relation to education and small or more pronounced decline. Especially in assessment: visual-spatial abilities, simple attention/processing speed and planning.
Subject: Doença de Alzheimer
Neuropsicologia
Fenótipo
Cognição
Envelhecimento Cognitivo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/42725
Issue Date: 18-Oct-2021
metadata.dc.description.embargo: 18-Oct-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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