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Tipo: Dissertação
Título: Expected number of siblings by education during the demographic transition in Brazil
Título(s) alternativo(s): Número esperado de irmãos por escolaridade durante a transição demográfica no Brasil
Autor(es): Rogelio Eduardo Fernandez Menjivar
primer Tutor: Cássio Maldonado Turra
primer Co-tutor: Simone Wajnman
primer miembro del tribunal : José Alberto Magno de Carvalho
Segundo miembro del tribunal: Adriana de Miranda Ribeiro
Resumen: The process of demographic transition can vary between the different groups that make up a population, for example an educational group. Given that family composition is a product of reproductive behavior and survival, correspondingly its path through transition differs between educational groups, family composition also varies according to these criteria. The purpose of this work is to investigate the relationship between the demographic transition in Brazil and family composition. Occasionally, it seeks to elucidate the relationship between education and the expected number of siblings that a person would have at a certain age. The investigation has an empirical focus. Data from the Brazilian Population Censuses between 1970 and 2010 are used to generate estimates of fertility and mortality functions using indirect estimation techniques. These estimates are then incorporated into an analytical model to produce estimates of sibling availability. This is a fundamental step to be able to study intergenerational transfers in the form of inheritance in Brazil. This work does not cover the topic of inheritance; it is expected to develop this line of research in a next phase. The link between demographic transition and intergenerational transfers is complex and dynamic. This work is technical in nature as it is focused on generating estimates of fertility, mortality and sib availability using indirect techniques and analytical estimation models. Such estimates are essential to be able to carry out more sophisticated studies on the demographic transition and the process of concentration or dispersion of capital in a population.
Abstract: O processo de transição demográfica pode variar entre os diversos grupos que compõem uma população, por exemplo um grupo educacional. Dado que a composição familiar é produto do comportamento reprodutivo e a sobrevivência, corresponde que seu caminho ao longo da transição difere entre grupos educacionais, a composição familiar também varie seguindo estes critérios. O propósito deste trabalho é investigar a relação entre a transição demográfica no Brasil e a composição familiar. Pontualmente, procura-se elucidar a relação entre a educação e o numero esperado de irmãos que uma pessoa teria em determinada idade. A investigação tem um foco empírico. Usam-se dados dos Censos Demográficos do Brasil entre 1970 e 2010 pra gerar estimativas das funções de fecundidade e mortalidade usando técnicas indiretas de estimação. Posteriormente essas estimativas são incorporadas num modelo analítico para produzir estimativas da disponibilidade de irmãos. Isto é um passo fundamental para poder estudar as transferências intergeracionais em forma de herança no Brasil. Este trabalho não abrange o tema de herança; espera-se desenvolver essa linha de pesquisa numa próxima fase. A ligação entre a transição demográfica e as transferências intergeracionais é complexa e dinâmica. Este trabalho é de caráter técnico já que ele esta concentrado em gerar estimativas de fecundidade, mortalidade e disponibilidade de irmãos usando técnicas indiretas e modelos analíticos de estimação. Tais estimativas são fundamentais para poder fazer estudos mais sofisticados sobre a transição demográfica e o processo de concentração ou dispersão de capital numa população.
Asunto: Transição demográfica
Brasil
Levantamentos de vida familiar
Estatística educacional
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Demografia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42790
Fecha del documento: 28-jul-2016
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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