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dc.contributor.advisor1Isabel de Oliveira e Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9448803576146788pt_BR
dc.creatorDeise Bruna Massena Leitept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8316701560017791pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-01T00:37:46Z-
dc.date.available2022-07-01T00:37:46Z-
dc.date.issued2020-10-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42831-
dc.description.abstractThis research aimed to understand how the feeding practices of babies between 1 and 2 years of age occur in an EMEI in Belo Horizonte, through the analysis of the organization of space, time and artifacts during the feeding of babies in daycare, of the conceptions teachers and assistants about feeding babies and how they participate during feeding at the daycare center. The study was theoretically based on the studies of Childhood and Early Childhood Education and Anthropology of Food. The methodology used was qualitative research with participant observation in a Municipal School of Early Childhood Education (EMEI) in Belo Horizonte - Minas Gerais. The methodological instruments were semi-structured interviews with teachers, assistants and pedagogical coordinator, written record in field notes and photographic and video records. In view of the times and spaces for food at EMEI, one can see the potential to provide quality food to babies and children in this action throughout its educational dimension. However, time has manifested itself as a fundamental element in the feeding practices that influence the quality of babies' eating experiences in daycare. We consider it important to expand teacher training on the subject due to the lack of knowledge on the part of professionals about infant feeding, especially with regard to feeding children with disabilities. It was also evident the importance of the dialogue between the kitchen professionals (cooks and nutritionist) and teachers in order to balance the conceptions of standardization and subjectivities during feeding at the daycare center. We also note the potential of the teacher / baby care relationship, in meeting the babies' singularities and preferences, for the realization of experiences that promote rich feeding practices. With regard to participation in food, it was noticeable the babies' ability to act, who acted actively and participatively in their meals, creating strategies to eat and interact in the collective space of education, exercising autonomy. Keywords: Food at the daycare center. Babies. Care and Education.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve o objetivo de compreender como ocorrem as práticas de alimentação dos bebês entre 1 e 2 anos de idade em uma EMEI em Belo Horizonte, através da análise da organização do espaço, tempo e artefatos durante a alimentação dos bebês na creche, das concepções das professoras e auxiliares sobre alimentação dos bebês e as formas de participação deles durante a alimentação na creche. O estudo foi embasado teoricamente nos estudos da Infância e Educação Infantil e na Antropologia da Alimentação. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com observação participante em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte – Minas Gerais. Os instrumentos metodológicos foram entrevistas semiestruturadas com professoras, auxiliares e coordenadora pedagógica, registro escrito em notas de campo e registros fotográficos e vídeos. Tendo em vista os tempos e espaços de alimentação na EMEI, pode-se perceber a potencialidade em fornecer uma alimentação de qualidade aos bebês e crianças nessa ação em toda a sua dimensão educativa. No entanto, o tempo manifestou-se como um elemento fundamental nas práticas alimentares que influenciam a qualidade das experiências alimentares dos bebês na creche. Consideramos importante a ampliação de formação docente acerca da temática devido ao desconhecimento por parte das profissionais sobre a alimentação infantil, sobretudo do que diz respeito à alimentação de crianças com deficiência. Também ficou evidente a importância do diálogo entre os profissionais da cozinha (merendeiras e nutricionista) e professoras a fim de equilibrar as concepções de padronização e subjetividades durante a alimentação na creche. Constatamos ainda o potencial da relação de cuidado professora/bebê, no atendimento às singularidades e preferências dos bebês, para a efetivação de experiências promotoras de ricas práticas alimentares. No que diz respeito à participação na alimentação, foi perceptível a capacidade de ação dos bebês, que agiram de maneira ativa e participativa nas suas refeições, criando estratégias para comer e interagir no espaço coletivo de educação, exercitando a autonomia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentação na crechept_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectCuidado e Educaçãopt_BR
dc.subject.otherCrianças -- Nutriçãopt_BR
dc.subject.otherCrechespt_BR
dc.subject.otherCrianças -- Cuidado e higienept_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherCuidadores -- Formação profissionalpt_BR
dc.titleCuidado e educação de bebês: as práticas alimentares na crechept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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