Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42849
Type: Monografia (especialização)
Title: Machado de Assis na sala de aula: contos
Authors: Helen Cristina Xavier Caldas
First Advisor: Roberto Alexandre do Carmo Said
First Referee: Luiz Francisco Dias
Second Referee: Marcelo Chiaretto
Abstract: O legado literário de Machado de Assis está comumente atrelado à produção de seus romances. Entretanto, o escritor também foi extremamente profícuo no que tange à produção de poemas, crônicas, peças teatrais, ensaio e, sobretudo, contos-gênero escolhido para realização deste trabalho.Os contos oferecem uma visualização de sua trajetória e de suas pesquisas estéticas, bem como de sua vida como escritor: existem certas características e traços de estilo que permitem agrupar esses textos, como o humor e a ironia. Este trabalho tem como objetivo apresentar ferramentas para o ensino de leituras de ficção como base em contos de Machado de Assis, de maneira que permita ao aluno do Ensino Médio compreender aspectos como ironia, humor e contexto social, a fim de estimular o pensamento e a formação de jovens leitores críticos.Foi desenvolvida uma sequência didática com base em quatro contos machadianos, sendo eles" Um homem Célebre,"Cantiga de esponsais", "O machete" e " O enfermeiro". A sequência didática contém nove módulos, que têm como intuito oferecer um roteiro para que professores de Língua Portuguesa e Literatura possam abordar as narrativas de Machado de Assis sob a lente de aspectos como contexto social e histórico, vozes narrativas e, por fim, humor e ironia, desenvolvendo a criticidade nos alunos do Ensino Médio.
Abstract: Machado de Assis' literary legacy is commonly linked to the production of his novels. However, the writer was also extremely fruitful with regard to the production of poems, chronicles, plays, essays and, above all, short stories – the genre chosen for this work. The short stories offer a view of his trajectory and his aesthetic research, as well as his life as a writer: there are certain characteristics and style traits that allow these texts to be grouped according to the aspects identified in them, such as humor and irony. This work aims to present tools for teaching the reading of fiction based on Machado de Assis's short stories, in a way that allows students of High School to understand aspects such as irony, humor and social context, in order to stimulate the thought and training of young critical readers. A didactic sequence was developed based on four Machadian tales: “Um homem célebre”, “Cantiga de esponsais”, “O machete” and “O enfermeiro”. The didactic sequence contains nine modules, whose purpose was to offer a script for teachers of Portuguese Language and Literature to address the narratives through the lens of aspects such as social and historical context, narrative voices and, finally, humor and irony, developing critical thought in high school students.
Subject: Leitura – Aprendizagem
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Ambiente de sala de aula
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/42849
Issue Date: 12-Nov-2021
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA FINAL HELEN 13-01 - final - PDF (1).pdfMachado de Assis na sala de aula: Contos1.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons